Permissão para o uso da API da Carris

Para: CARRIS | Transporte Público de Lisboa

Permissão para o uso da API da Carris para comunidades de desenvolvimento.

Solicitamos à Entidade Carris que liberte a sua API para que comunidades de desenvolvimento, como a Comunidade Portuguesa de Home Assistant, e iniciativas comunitárias, como o projecto GeoBus e outros que têm vindo a surgir na cidade de Lisboa, particularmente na Comunidade do Lisboa Para Pessoas, possam desenvolver aplicações para o uso de todos os clientes que assim queiram usufruir.

Acreditamos que é de extrema importância para a região metropolitana de Lisboa ter um serviço de transporte público de excelência. Com o turismo cada vez mais presente na cidade, é imprescindível ter um serviço de qualidade na palma da mão dos utilizadores como também em suas casas, dando as pessoas mais liberdade.

A Carris tem um papel fundamental no transporte público de Lisboa, e acreditamos que a permissão de acesso da sua API pode contribuir para melhorar a qualidade do serviço prestado aos seus clientes. Além disso, a disponibilização da API pode permitir o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que melhorem a experiência dos utilizadores.

Caso a Carris necessite de apoio técnico para disponibilizar a API, gostaríamos de oferecer nossa ajuda. Temos membros nas nossas comunidades que possuem conhecimento em informática e estão dispostos a ajudar no que for preciso ou que nos diga que ajuda necessitam.

Por estas razões, pedimos que a Carris permita o acesso API para que estas ou outras comunidades possam desenvolver aplicações para o uso de todos os clientes que assim queiram usufruir.

Assine esta petição para apoiar a iniciativa!

Muito obrigado.

Esta petição foi criada em 12 Março 2023