Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo - Assinado para alteração do Plano da UC de Psicologia da Comunicação

Para: Exmo. Magnifico Reitor da Universidade do Algarve

Magnífico Reitor da Universidade do Algarve,

Os abaixo-assinados, estudantes finalistas da Licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade do Algarve, vêm respeitosamente solicitar a resolução de um problema que tem vindo a prolongar-se desde setembro e que, aparentemente, ainda permanece sem resolução.
A alteração do plano da respetiva licenciatura afetou o nosso percurso académico. Desde o início do primeiro semestre que colocámos a questão relativa a como seriam lecionadas as aulas do segundo semestre do terceiro ano, uma vez que muitos dos alunos pretendiam – e alguns, efetivamente, conseguiram – estagiar fora de Faro. O estágio noutra região implica outros horários e limitações que, com disciplinas acrescidas, dificultariam este último semestre. Muitos de nós estão a estagiar em grandes cidades, cumprindo horários rígidos e uma rotina diferente da habitual académica.
Posto isto, e com duas disciplinas pendentes devido à mudança que ocorreu no plano de estudos, tentámos ao máximo procurar, junto dos docentes, formas de facilitar a nossa situação. No entanto, um dos docentes não se mostrou aberto a essa proposta, tendo sido concedida a equivalência à Unidade Curricular de Psicologia da Comunicação. Apesar de ser professor do curso há largos anos e ter conhecimento de que o segundo semestre do terceiro ano é atribuído à Unidade Curricular de Estágio, o docente recusou-se a lecionar online para os alunos do terceiro ano, exigindo a nossa presença nos momentos de avaliação – algo bastante complicado para aqueles que ficaram colocados longe da Universidade.
Pensando que a questão estaria resolvida, soubemos no dia 28 de fevereiro que essa equivalência não poderia ser concretizada, por haver alunos que sairiam prejudicados com a mesma – pelo que sabemos, um número bastante reduzido em comparação aos estudantes da turma de terceiro ano.
Acreditamos que o mais sensato seria, como nos foi prometido há meses, ninguém sair prejudicado. Apesar da situação desses alunos, pensamos que seja justo que os restantes – uma grande maioria – possam obter a equivalência, uma vez que não saem prejudicados e conseguem prosseguir com o estágio no seu decorrer normal. No entanto, esta opção foi completamente descartada quer pelos Serviços Académicos, quer pelo próprio Reitor, que impediu vários docentes de procurar soluções que nos ajudassem e colocou vários entraves à nossa situação.
Esperamos, sinceramente, que a situação seja resolvida com a maior brevidade. Cremos que, sendo impossível a equivalência da unidade curricular, a solução mais benéfica para os alunos – embora não a ideal – seria a realização das frequências de Psicologia da Comunicação via online. Foram muitos os alunos que deixaram quartos para poderem estagiar noutros locais, sendo bastante difícil, a nível horário e financeiro, deslocarem-se à Universidade apenas para a realização de uma frequência que acontece através de um computador. Para muitos, a presença é mesmo impossível, o que prejudica imenso o desempenho académico, uma vez que passam a estar reduzidos à época de exame. Sabemos que esta alternativa apenas ocorreu devido à pandemia, mas cremos que esta é uma situação bastante específica, inédita e que, não acontecendo novamente, poderia recorrer ao mesmo método.
Enquanto finalistas, o nosso principal objetivo é realizar o estágio da melhor forma possível e, assim, concluir a licenciatura neste ano letivo. Solicitamos, ainda, a maior rapidez na resolução deste problema, uma vez que a Universidade e, mais concretamente, o Reitor, têm adiado a sua resposta e apresentado obstáculos à nossa situação. É de destacar, novamente, que nós abordámos a questão e questionámos os docentes várias vezes desde setembro, e a primeira reunião que houve em prol desta situação teve lugar em fevereiro, cinco dias antes do começo do semestre. Hoje, dia 3 de março, continuamos com este problema entre mãos.
Confiantes de que o nosso pedido será ouvido por vossa excelência e pelos demais envolvidos, enviamos abaixo as assinaturas dos estudantes participantes neste abaixo-assinado.

Nota: Sendo impossível reunir todos os alunos, e sendo este o cerne da questão, a solução encontrada foi assinar através de uma petição pública.

Abaixo-Assinados
Alanna Gomes
Ana Cortinhas
André Medeiros
Bárbara Reguengo
Beatriz Bernardo
Beatriz Castilho
Beatriz Costa
Beatriz Guerreiro
Carina Rodrigues
Carolina Coelho
Catarina Horta
Catarina Lopes
Cátia Coutinho
Daniel Fernandes
David Carvalho
Diva Parreira
Filipe Silva
Francisca Pereira
Francisco Grilo
Gabriella Pawlowski
Gonçalo Duarte
Gonçalo Sofrino
Guilherme Gonçalves
Joana Coelho
Joyce Ferreira
Laura Candeias
Laura Pimenta
Leonor Duarte
Lia Revés
Margarida Moreira
Maria Serrano
Marta Condeça
Mauro Coelho
Miguel Veiga
Nuno Brito
Sofia Delgado
Rita Agostinho
Tomás Lopes
Tomás Martins
Victória Brandão


Faro, 28 de fevereiro de 2023



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 01 março 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
43 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.