PETIÇÃO PÚBLICA PEDINDO A RENÚNCIA DOS BISPOS ENVOLVIDOS NO ENCOBRIMENTO DE CRIMES DE ABUSO DE MENORES
Para: Conferência Episcopal Portuguesa
PETIÇÃO PÚBLICA PEDINDO A RENÚNCIA DOS BISPOS ENVOLVIDOS NO ENCOBRIMENTO DE CRIMES DE ABUSO DE MENORES
O relatório agora publicado pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa, para além de dar conta de práticas escandalosas e recorrentes de abuso sexual sobre menores por membros do clero em Portugal ao longo das últimas décadas, afirma claramente a má fé da hierarquia católica na colaboração com o trabalho da comissão, e aponta sem ambiguidades para a prática reiterada de encobrimento e de cumplicidade objetiva de muitos bispos portugueses para com os abusadores, abandonando de forma consciente crianças à mercê de pedófilos e abusadores.
À semelhança do que aconteceu noutras igrejas nacionais, teria sido no mínimo digno e sensato esses mesmos bispos coniventes, e porventura a Conferência Episcopal no seu todo, renunciarem aos seus cargos. Como vai sendo persistentemente repetido por várias vozes autorizadas em Portugal, “pedir perdão”, à posteriori apenas por ter sido apanhado, não chega. Até porque a mesma Conferência referiu há tempos que tais casos nunca tinham existido em Portugal.
Assim, pois, exige-se a renúncia aos bispos coniventes, e encobridores destes crimes imperdoáveis que mancham a Igreja, a descredibilizam e nos envergonham como cristãos e cidadãos.
A petiçáo surgiu após uma reflexão séria por parte de um grupo de cristãos sobre o problema em questão.