Em nome da transparência, docentes querem saber o que estão a negociar
Para: Toda a população
Estão a decorrer negociações entre o Ministério da Educação e as organizações sindicais de professores.
Apesar de as negociações terem vindo a incidir sobre os concursos de professores, os docentes exigem a negociação sobre a carreira, o combate à precariedade, a regularização dos horários de trabalho (onde se inclui a redução significativa da burocracia), o regime específico de aposentação, o regime de mobilidade por doença e o fim do recurso à contratação de docentes como técnicos especializados.
Os docentes estão, hoje mais do que nunca, conscientes da importância de se manterem informados sobre o que as organizações sindicais apresentam e defendem durante as negociações com a tutela.
O sindicato S.T.O.P tem vindo a apresentar-se como o líder do atual movimento de contestação dos docentes e, como tal, é fundamental que toda a sua ação seja do conhecimento de todos.
Deste modo, os peticionários consideram indispensável, em nome da transparência, que o sindicato S.T.O.P., à semelhança do que os docentes têm vindo a exigir às restantes organizações sindicais, divulgue publicamente as atas das reuniões negociais em que esteve presente, bem como as propostas e pareceres que apresentou ao Ministério da Educação sobre os concursos de professores e os outros assuntos acima elencados.
Na expectativa de obter a informação acima referida, subscrevemo-nos.