ESPOSENDE um Município AMIGO DOS ANIMAIS

Para: Município De Esposende

Os ESPOSENDENSES ESPERAM MAIS DO MUNICÍPIO NO QUE RESPEITA À CAUSA ANIMAL DO QUE UM PARQUE DE LAZER PARA OS MESMOS. HÁ 8 ANOS QUE AGUARDAMOS A CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO DE RECOLHA OFICIAL.
Hoje (19.01.23) logo pela manhã fomos surpreendidos com esta notícia.
Isto é inadmissível. Desde 2015 que o município promete um CRO(centro de recolha oficial) para o conselho de Esposende e até agora nada.
Na última reunião com a câmara fomos informados que já tinham adquirido um terreno, que agora parece que não serve, tem um projecto realizado ainda pela anterior veterinária municipal já aprovado e inclusive financiamento aprovado para a construção até ao final de 2022, esse financiamento ia ser perdido se não estivesse pronto o CRO. Moral da história, parece que o CRO não é importante para o município nem para o Sr Presidente, o que importa são estes projectos para que a população de fora pense que Esposende se importa com a causa animal. Mas porque será que o CRO não é importante? Várias razões:
1- Os animais errantes não votam nem dão votos, e já foi verificado a falta de sensibilidade para esta causa por parte do Sr. Presidente, não adianta ter um vereador que se importa mas o presidente não deixa avançar! Também não adianta ter um veterinário que não tem sensibilidade e não lute pelas condições necessárias.
Valerá a pena lutar se a câmara não dá verbas para ferramentas de trabalho?
2- O atual veterinário municipal resolve facilmente os problemas, não tem qualquer pudor em enviar tudo que é animal para o canil de Ponte de Lima, magoados ou não!!
3- O atual veterinário municipal não atende as chamadas nem as devolve, quando é solicitado pelos cidadãos de Esposende, acabando por ser a aniesp a tentar arranjar soluções para os diários animais errantes que aparecem no município.
4- O programa CED das colónias de gatos foi abandonado e é só gatos na rua, doentes e cheios de fome.
E se calhar podíamos continuar a apontar razões.
A aniesp tem um protocolo com a câmara mas ultimamente tem sobrado tudo para a associação, que com os fracos recursos financeiros e só com voluntários tem tentado na medida do possível dar resposta às imensas solicitações que temos tido, mas mesmo de voluntários somos poucos.
Estamos cansados de esperar por um CRO que é uma ilusão, e os animais errantes vão sobrevivendo graças também aos cidadãos amigos dos animais.
Já basta, estamos cansados de tanta injustiça principalmente com os animais que não pediram para serem abandonados.

Esta petição foi criada em 19 janeiro 2023