Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

ESPOSENDE um Município AMIGO DOS ANIMAIS

Para: Município De Esposende

Os ESPOSENDENSES ESPERAM MAIS DO MUNICÍPIO NO QUE RESPEITA À CAUSA ANIMAL DO QUE UM PARQUE DE LAZER PARA OS MESMOS. HÁ 8 ANOS QUE AGUARDAMOS A CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO DE RECOLHA OFICIAL.
Hoje (19.01.23) logo pela manhã fomos surpreendidos com esta notícia.
Isto é inadmissível. Desde 2015 que o município promete um CRO(centro de recolha oficial) para o conselho de Esposende e até agora nada.
Na última reunião com a câmara fomos informados que já tinham adquirido um terreno, que agora parece que não serve, tem um projecto realizado ainda pela anterior veterinária municipal já aprovado e inclusive financiamento aprovado para a construção até ao final de 2022, esse financiamento ia ser perdido se não estivesse pronto o CRO. Moral da história, parece que o CRO não é importante para o município nem para o Sr Presidente, o que importa são estes projectos para que a população de fora pense que Esposende se importa com a causa animal. Mas porque será que o CRO não é importante? Várias razões:
1- Os animais errantes não votam nem dão votos, e já foi verificado a falta de sensibilidade para esta causa por parte do Sr. Presidente, não adianta ter um vereador que se importa mas o presidente não deixa avançar! Também não adianta ter um veterinário que não tem sensibilidade e não lute pelas condições necessárias.
Valerá a pena lutar se a câmara não dá verbas para ferramentas de trabalho?
2- O atual veterinário municipal resolve facilmente os problemas, não tem qualquer pudor em enviar tudo que é animal para o canil de Ponte de Lima, magoados ou não!!
3- O atual veterinário municipal não atende as chamadas nem as devolve, quando é solicitado pelos cidadãos de Esposende, acabando por ser a aniesp a tentar arranjar soluções para os diários animais errantes que aparecem no município.
4- O programa CED das colónias de gatos foi abandonado e é só gatos na rua, doentes e cheios de fome.
E se calhar podíamos continuar a apontar razões.
A aniesp tem um protocolo com a câmara mas ultimamente tem sobrado tudo para a associação, que com os fracos recursos financeiros e só com voluntários tem tentado na medida do possível dar resposta às imensas solicitações que temos tido, mas mesmo de voluntários somos poucos.
Estamos cansados de esperar por um CRO que é uma ilusão, e os animais errantes vão sobrevivendo graças também aos cidadãos amigos dos animais.
Já basta, estamos cansados de tanta injustiça principalmente com os animais que não pediram para serem abandonados.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
308 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.