Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Reclamamos Transportes Gratuitos para os Reformados

Para: Câmaras Municipais de Belmonte, Covilhã e Fundão e Comunidade Inter-Municipal Beiras e Serra da Estrela

ABAIXO-ASSINADO

Ex.mos Senhores Presidentes de Câmara de Belmonte, Covilhã e Fundão
Ex.mo Sr. Presidente das Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela

Recebam os nossos respeitosos cumprimentos

Os(as) abaixo-assinados(as), naturais e residentes da sub-região da Cova da Beira
(Belmonte, Covilhã e Fundão), vêm, por este meio, solicitar a Vossa Ex.ª a adopção de
medidas urgentes que garantam a gratuitidade em todos os meios de transporte públicos
urbano e interurbano para os reformados do concelho a que preside. No caso dos
transportes interurbanos solicitamos que a CIM-BSE (Comunidade Intermunicipal das Beiras
e Serra da Estrela), enquanto autoridade de transportes neste âmbito, adopte as medidas
conducentes à satisfação desta pretensão.

Ao fazermos esta solicitação/reivindicação temos presente: i) o baixo valor das pensões de
reforma na nossa região (é dos mais baixos do país); ii) o elevado preço dos transportes aqui
praticados (dos mais caros do país); iii) a escassez e a fraca qualidade dos meios de
transportes; iv) e a quase inexistente oferta de transportes interurbanos entre concelhos do
Interior, bem como na ligação aos grandes centros.

A estes factores acresce ainda o facto de na região das Beiras e Serra da Estrela, ao contrário
do que acontece noutras regiões do país, em particular na Beira Baixa e nas Áreas
Metropolitanas de Lisboa e do Porto, não estar a ser aplicado o Programa de Apoio à
Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), penalizando ainda mais quem já está
penalizado pelas baixas pensões de reforma. Lembramos que no Concelho de Castelo Branco
estão anunciados os transportes gratuitos para os reformados e no concelho de Lisboa já
estão a ser implementados. Ora, o Interior (Cova da Beira) também é Portugal!

Transportes gratuitos para todos é o caminho do futuro pois, para além de ser uma medida
de enorme impacto social, é, também, uma medida a favor do ambiente e de combate às
alterações climáticas, já que promove o uso de transporte público em detrimento do
transporte próprio, limitando assim a poluição e facilitando a mobilidade das pessoas.
Esperamos, sinceramente, o melhor acolhimento à pretensão/reivindicação que por esta via
lhes formulamos.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 16 janeiro 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
48 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.