Cobertura e repavimentação dos recintos desportivos das Escolas onde treinam as equipas de andebol

Para: Governo Regional, Assembleia da República, Secretaria Regional Equipamentos e Infraestruturas

Os signatários, em representação da Escola Básica Bartolomeu Perestrelo e do Clube Desportivo Bartolomeu Perestrelo, reconhecendo que as condições de trabalho do recinto exterior, ao ar livre, não reúnem as qualidades mínimas necessárias ao progresso dos nossos alunos e atletas federados, vêm solicitar a V. Ex.ª os seguintes melhoramentos:
1) Remodelação do piso, de modo a serem evitadas lesões e permitam a prática desportiva de maior exigência competitiva, visando a realização pessoal, académica e o acesso às várias seleções nacionais como tem sido habitual de há uns anos a esta parte.

2) Cobertura da área útil do recinto na sua totalidade, permitindo uma prática segura, organizada pela sua previsibilidade, rentabilizando ao máximo o espaço.

Para além da prática desportiva, o recinto poderia ser usado para eventos da escola ou pontualmente pela população que a rodeia.

Se é política de qualquer governo incentivar à prática desportiva e se para além do número de praticantes, valor a ter em conta como é óbvio, mas também são conseguidos bons resultados desportivos a nível nacional e internacional, mesmo tendo como ponto de partida as instalações existentes atualmente, chegámos a um ponto em que deixa de haver um horizonte que permita planear e realizar melhores resultados. Condenados a não pensarmos mais alto. O que para jovens seria uma frustração.

Seria um pouco como se a Escola e o respetivo Clube Desportivo passassem a ser vítimas do seu sucesso. A motivação dos professores, pais, técnicos e atletas só será sustentada pela alteração das condições de trabalho. A mantermo-nos assim, não haverá progresso.

Esta nossa dificuldade é compartilhada pelos restantes clubes afetos à Associação de Andebol da Madeira e as boas condições para todos os clubes serão benéficas para o pleno desenvolvimento da modalidade.

Esta petição foi criada em 06 janeiro 2023