PELA REABERTURA DA ESCOLA FIXA DE TRÂNSITO DE SÃO DOMINGOS DE RANA

Para: Ex.mo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Ex.mo Sr. Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de São Domingos de Rana, Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Cascais,

A Escola Fixa de Trânsito (EFT) é um equipamento da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, criado em 21 de Janeiro de 1989 como resposta ao elevado número de acidentes rodoviários ocorridos anualmente com crianças e jovens adolescentes. Desde então, a EFT procura sensibilizar as crianças e jovens para a importância de adoptar um comportamento mais seguro na via pública, sem esquecer outras faixas etárias através dos projectos “Pré-Transitar”, onde os pais são parte activa, e “Gerações no Trânsito”, mobilizando os idosos dos centros de dia e as crianças dos ATL da freguesia. A EFT foi o primeiro equipamento de responsabilidade autárquica deste género, em Portugal Continental, com as suas instalações na Abóboda a receber cerca de 2000 alunos por ano vindos de escolas públicas e privadas do 1º ciclo do ensino básico e do 9º ano das Escolas Matilde Rosa Araújo e Frei Gonçalo de Azevedo.

As Escolas Fixas de Trânsito são um dos meios que contribuem para se conseguir alterar o comportamento dos vários utentes da via pública, sendo, também por isso, que este equipamento é considerado uma mais-valia para a Freguesia de São Domingos de Rana e para o Concelho de Cascais.

Numa altura em que assistimos a uma cada vez maior diversidade de veículos a circular nas estradas e quando sabemos que a principal causa de morte, entre crianças e jovens, são os acidentes rodoviários, que segundo o relatório divulgado em 2022 pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) representam mais de metade dos óbitos (60%), o Executivo PSD da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana resolve encerrar o seu mais importante equipamento para a prevenção da sinistralidade rodoviária.

Os cidadãos abaixo-assinado vêm, por este meio, demonstrar o seu descontentamento com esta decisão da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana e exigir a reabertura urgente da Escola Fixa de Trânsito para que toda a população da freguesia e do concelho possa voltar a usufruir deste importante equipamento de prevenção da sinistralidade rodoviária.

Esta petição foi criada em 22 dezembro 2022