Videovigilância no Centro Histórico de Évora

Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Évora

Considerando:
- a crescente insegurança que tem vindo a fazer-se sentir no Centro Histórico;
- o aumento dos actos de destruição do património que têm vindo a acontecer no Centro Histórico;
- a vandalização recorrente de fachadas e montras com graffiti em todo o Centro Histórico;
- a ocorrência de desacatos nas imediações de estabelecimentos de diversão noturna e em locais centrais da cidade;
- o excesso de ruído e a existência comportamentos impróprios durante a noite em várias artérias do Centro Histórico, perturbando diariamente o descanso dos residentes;
- a manifesta falta de policiamento noturno;
- a inexistência de guardas-noturnos;
- a inexistência de uma Polícia Municipal;
- o comprovado efeito dissuasor e preventivo das câmaras de videovigilância em vários centros históricos do país e do estrangeiro;
- o facto de as câmaras de videovigilância constituírem uma ferramenta complementar à actuação da Polícia de Segurança Pública.
Sendo vontade expressa dos subscritores da presente Petição Pública, solicita a Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico de Évora que seja implementado, de forma célere, um sistema de videovigilância no Centro Histórico de Évora, de forma a mitigar as questões acima expostas, contribuindo, assim, para a segurança de pessoas e bens.

Esta petição foi criada em 12 Dezembro 2022
1.463 Pessoas