Direitos dos doentes mentais - Lei da Saúde Mental
Para: Manuel Pizarro - Ministro da Saúde
Exmo Sr Dr Manuel Pizarro,
Eu, Filipa Ferreira Gomes de Azevedo Machado acho que estou a ser alvo de tratamento inadequado ao nivel da psiquiatria. Os medicamentos que tomo são demasiado invasivos e têm efeitos secundários graves como insonias, fome exacerbada, e até pensamentos suicidas. O meu caso está em tribunal e não sei como me posso libertar deste processo!!!
Queria pedir que assinassem esta petição de forma a que doentes como eu possam ter a sua vida normal sem ter que ser perseguidos por estas medicações!!!
Alías está escrito na Lei da Saúde Mental o seguinte:
"O direito de recusar qualquer tratamento que o paciente considere prejudicial.
Não pode ser administrado a nenhuma pessoa tratamento psiquiátrico ou psicológico contra a sua vontade.
O direito de aceitar ou recusar tratamento, mas em particular, o direito de recusar a esterilização, tratamento de electrochoque, choque de insulina, a lobotomia (ou qualquer outra operação cerebral psicocirúrgica), terapia de aversão, narcoterapia, terapia de sono profundo e quaisquer drogas que produzem efeitos secundários indesejados."
Por todos estes motivos peço que seja revista e alterada esta situação que obriga muitas pessoas a terem que se sujeitar a tratamentos com os quais não concordam.