Estátua e Avenida por Jerónimo da Costa
Para: Todos os portugueses de bem
Solicitamos o exercício do direito a estátua e avenida, por honra á memória de Jerónimo da Costa, Heroi Nacional
D. João IV (1604 - 1656)
D. João IV, O Restaurador, foi o fundador da dinastia de Bragança quando, depois da Restauração da Independência de Portugal a 1 de dezembro de 1640, foi aclamado 21.º rei de Portugal.
O seu reinado foi, por isso, marcado pela reorganização do exército, a construção de fortalezas e o desenvolvimento da indústria de artilharia, de modo a preparar o país para um possível confronto com a vizinha Espanha.
Foi um rei dedicado às artes, sobretudo à música e à literatura, tendo .amplamente contribuído para o espólio da Biblioteca Ducal de Vila Viçosa, local onde nasceu.
1646
A viúva e um dos filhos desses heróis ciganos da Restauração "sejam havidos como naturais do Reino", e que o herói (Jerónimo da Costa) - que propomos para patrono nacional dos portugueses ciganos, com direito a estátua e avenida - seja "feito cavaleiro fidalgo" e os "descendentes não tenham ofício mecânico" e "sirvam como "soldados".
1649
Vozes que vêm elogiar o valor de 250 homens ciganos que "actualmente assistem nas fronteiras", defendendo o Reino contra Castela.
D. João IV declarou, "que seriam embarcados e levados para servirem nas conquistas, e divididos, excepto os que actualmente assistem nas fronteiras e não andam na companhia dos outros (cerca de 250, premiados).
1754
No ano de 1754, carta do Governador de Angola, Alvares da Cunha, pede "que lhe enviem muitos ciganos, com suas mulheres, porque são os que melhor resistem ao clima e não tinham provado mal nos seus procedimentos.