Ermida de Nossa Senhora da Assunção em Messejana

Para: Sua Excelência, Senhor Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Vem esta petição solicitar, a sua superior intervenção junto das entidades competentes, no sentido, de as mesmas procederem a uma intervenção urgente neste magnifico monumento, que da sua alvura orlada de azul, contempla a serenidade da paisagem alentejana.
“ Ermida de Nossa Senhora da Assunção
As origens deste edifício remontam ao Séc. XV, tendo, à data, a invocação de Santa Maria de Entre-as-Vinhas. Muito danificada pelo terramoto de 1755, foi reedificada breves anos depois, prologando-se as suas obras por cerca de duas décadas. Apresenta planta retangular, enquadrada por duas torres sineiras colocadas na diagonal. A sua tipologia, de feição erudita, revela um interior fiel a modelos de arquitetura “chã” do século XVII; o exterior, porém, denota pontos de contacto com a tradição construtiva do Barroco brasileiro, em particular na frontaria, admitindo-se ter sido traçada por um dos mestres construtores de além Mar convocados pelo marquês de Pombal para a reconstrução da metrópole. Possui notável acervo de artes decorativas do período rococó.”
Esta Igreja pertença da Diocese de Beja, está situada junto à Vila de Messejana, concelho de Aljustrel, e está classificada como Monumento de Interesse Púbico desde 2010.
Desde então tem sido repetidamente assaltada e espoliada dos seus sinos e ornamento interiores, e apresenta atualmente visíveis e progressivos sinais de degradação, estética e estrutural.
“A Herança Cultural, do passado, e a futura, são o reflexo da nossa identidade enquanto povo”

Esta petição foi criada em 24 Novembro 2022