Aquisição de Ambulancia animal entre outros no Concelho de Sintra

Para: Presidente da Camara Municpal de Sintra, Vereador do Pelouro Animal, Presidente da Liga de Bombeiros

Exm.os Srs,

Na sequência de alguma situações em que animais são vitimas de acidentes e têm que ficar por vezes mais de 2 horas à espera de transporte para o Gabinete Médico Veterinário de Sintra, sendo transportados para o mesmo, numa carrinha sem qualquer tipo de condições, estando muitas vezes com fracturas e hemorragias levando muitas vezes à sua morte devido à ausencia de transporte adequado.

Vimos por este meio pedir a criação de uma linha especializada dentro da Câmara Muncipal de Sintra para atendimentos de animais vitimas de acidente, entre outros.

Neste contexto e para que numa emergência um animal, por lei considerado Ser Senciente, não tenha que ficar a agonizar por vezes mais de 2 horas até se conseguir que alguma entidade faça alguma coisa, gostariamos que com a maior urgência a CMS:

1 -Adquirisse uma ambulância de socorro animal devidamente equipada, bem como efectivasse a contratação de enfermeiros veterinários e destacasse um veterinário que quando chamados pudessem seguir neste transporte, por forma a poder socorrer o animal com a maior urgência possível.

2- Propusesse a formação de pessoal operacional, em áreas como prestação de primeiros Socorros

3- Articulasse com as Coorporações de Bombeiros do Concelho formações de 1ª socorros a animais.

4- Criasse uma linha 24 horas destinada apenas a acidentes com animais, bem como um grupo especializado para reencaminhamento, atendimento especializados. ( Coordenação, veterinários, enfermeiros veterinários, GNR/PSP, bombeiros etc)

5.- Tornasse a entrega de cádaveres de animais 24 horas /7 dias por semana independentemente de ser fim de semana ou feriado, tal como por exemplo no Municipio de Lisboa

Aquisição de Ambulancia animal entre outros no Concelho de Sintra, para Presidente da Camara Municpal de Sintra, Vereador do Pelouro Animal, Presidente da Liga de Bombeiros foi criada por: Aldeias da Freguesia de Almargem do Bispo, Pero Pinehiro e Montelavar.
Esta petição foi criada em 12 novembro 2022