Sentido único na Rua da Balestilha (Lisboa) com aumento de lugares de estacionamento EMEL
Para: Departamento de Gestão da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa
No âmbito da expansão de zonamento no Parque das Nações, com a introdução de novos lugars de parqueamento geridos pela EMEL, a Junta de Freguesia justificou-o com "visa diminuir a pressão de procura de estacionamento, aumentando a oferta disponível para os moradores".
Na Rua da Balestilha, na prática, aconteceu exatamente o contrário, ou seja, aumentou a pressão de procura de estacionamento porque a oferta disponível passou a menos de metade los lugares até agora existentes.
No cerne da questão está o facto da Rua de Balestilha ter inadequadamente dois sentidos de circulação de automóveis, o que impossibilita o aproveitamente longitudinal de estacionamentos, tão necessários aos moradores e que sempre foram utilizados até agora.
Solicita-se portanto que a Rua da Balestilha passe a ter apenas circulação via Rua do Ganjes (e não via Avenida da Peregrinação) e assim assegurar todas as condições de segurança necessárias à circulação, inclusive de carros de bombeiros.
Assim, resolver-se-ia de forma simples e clara toda esta problemática criada pelo novo zoneamento e, agora sim, atingir os objetivos definidos inicialmente pela Junta de Freguesia e que foram completamente deturpados.