URGENTE - MAIS Recursos Humanos para o Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira

Para: Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares

É URGENTE a colocação de mais recursos humanos nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira.

Vejamos o exemplo da Escola de Santa Luzia:
* Frequentam 66 alunos, divididos por 3 turmas;
* À partida, já deveriam ser 4 turmas, uma turma para cada Ano Escolar - mas não o é;
* Mais, 8 destes alunos, já estão integrados nas Medidas de Suporte à aprendizagem e inclusão (Decreto – Lei nº 54/2018);
* Mas, existem ainda mais 5 outros alunos que irão muito rapidamente ingressar nas referidas Medidas;
* Resumidamente, são 13 alunos com dificuldades de aprendizagem comprovadas e que precisam de apoio extra QUE SOMENTE PODE SER DADO por MAIS docentes e MAIS auxiliares.

A falta de recursos humanos nesta escola é patente e impede a criação de condições essenciais para o correcto desenvolvimento do sucesso educativo de todos alunos, assim como, coloca imensa pressão nos professores e restantes recursos humanos, que já hoje, com muito esforço e por amor aos alunos e profissão, vão muito além das suas funções expectáveis.

Esta problema já havia sido identificado ainda antes do inicio do corrente Ano Lectivo, concretamente na reunião tida nesta escola, entre Encarregados de Educação, Professores, Auxiliares e Director do Agrupamento. Na mesma reunião e visto estarmos à porta do inicio do Ano Lectivo, os Encarregados de Educação solicitaram à Direcção do Agrupamento a resolução urgente deste problema.

A esta solicitação, a Direcção do Agrupamento, na pessoa do Professor Manuel António de Almeida Portugal, referiu já antes ter informado a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares sobre este problema, mas que não havia por parte deste orgão, qualquer solução imediata para o problema.

Mas hoje, mais de 30 dias passados desde a referida reunião, o problema não só não foi resolvido, como não tem solução à vista e ainda se agravou mais.

No corrente ano lectivo, dos 10 professores colocados nas 3 escolas que compõem o departamento de 1.º CEB do Agrupamento de Celorico da Beira, 4 JÁ HOJE SE ENCONTRAM de baixa médica, estado ainda por realizar-se a substituição total destes.
Até agora, APENAS 1 professor contratado veio substituir 1 docente, faltam 3.

Resultado de toda esta problemática:
* O trabalho dos professores e auxiliares que estão ao serviço decorre dentro de salas de aula SUPERLOTADAS, em que não há espaço e muito menos tempo, para dar a atenção devida a cada um dos alunos, como preconizam as Novas Aprendizagens Essenciais; e
* Acreditamos que o problema só se irá gravar ainda mais, pois a pressão sobre os professores que ainda se mantêm ao serviço aumenta a cada dia, comprometendo o sistema que está à beira da ruptura. Não esqueçamos que, não estamos sequer a meio do primeiro período do ano lectivo.

Portanto, esta é uma situação gravíssima e que muito preocupa Encarregados de Educação, Professores e órgãos directivos deste Agrupamento.

Assim, solicitamos à Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a urgente colocação de mais Professores e mais Auxiliares ao serviço do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, para evitarmos o colapso do sistema educativo em algumas escolas deste Agrupamento e para garantirmos que as Novas Aprendizagens Essenciais sejam prestadas a TODOS os alunos SEM EXCEÇÃO.

Diante exposto, contamos com a assinatura e atuação de todos os interessados na resolução urgente deste problema.

Assinantes da Petição:
Sandrina dos Santos - Representante de Encarregados de Educação da Turma de 2º do 1ºCEB - Santa Luzia
Ana Maria Cabral - Representante de Encarregados de Educação da Turma de 3º do 1ºCEB - Santa Luzia
Rui Alberto Ferreira Cardoso - Encarregado de Educação

Esta petição foi criada em 24 outubro 2022