Fim das Comissões das Comissões Bancárias
Para: Assembleia da República
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República.
Exmo. Sr. Primeiro-Ministro.
Exmas. Sras. e Srs. Deputados.
“Comissões Bancárias".
Para quando uma posição firme acerca desta matéria, tendente a acabar de vez com este flagelo, a que as Portuguesas e os Portugueses continuam permanentemente sujeitos.
Considerando que na generalidade da Banca, a situação é idêntica, tomemos como exemplo o que acontece com os nossos depósitos no Banco Santander no que se refere às designadas “comissões”.
Com a comissão de manutenção de conta, é cobrada mensalmente, a quantia de 5,30€ + imposto de selo sobre comissão 0,21€, depois, com o chamado cartão de débito (vulgo multibanco), cobram-nos trimestralmente a comissão de disponibilização do referido cartão 6,00€ + imposto sobre comissão 0,24€.
Contas feitas, isto dá um total anual de 91,08€.
Resumindo:
Nós financiamos os bancos com os nossos depósitos e é com o nosso dinheiro que os bancos obtêm lucros astronómicos e, como se isso não bastasse, além de não pagarem quaisquer juros a quem os financia, ainda aplicam as chamadas “comissões de manutenção de conta” que só penaliza quem os alimenta.
Não acham V. Exas. que, neste momento particularmente difícil, prestariam uma ajuda significativa aos Portugueses se acabassem com esta situação caricata?
Respeitosamente.
João António de Almeida Miranda
Cartão de Cidadão Nº 02204143