Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Campanha contra a doação de 5000 litros de leite

Para: https://www.tetrapak.com/pt-pt

Boa tarde, Ex.mos senhores
Venho pelo presente manifestar o meu profundo desagrado e repúdio pela campanha sobre as 100 toneladas de embalagens de cartão para bebidas colocadas no Ecoponto que está a decorrer este mês.
Acho muito louvável a doação de alimentos à Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome!
O que não acho nada louvável é o alimento que vão doar: 5000 litros de leite!!!
O leite, assim como os seus derivados, representa sofrimento, crueldade, exploração, escravatura e assassinato.
Uma vaca, tal como a grande maioria dos mamíferos, para produzir leite tem que estar grávida. Na indústria dos laticínios ela é inseminada artificialmente sem o seu consentimento, ou seja, é violada! O processo é o seguinte: a vaca é presa numa jaula, metem-lhe um braço pelo ânus para direcionar o útero e, pela vagina, injetam-lhe sémen que foi recolhido a um boi/ touro.
Terminado o período de gestação/ gravidez a vaca dará à luz. Como o período de gestação é de cerca de 9 meses (semelhante aos humanos), a vaca criou ligações afetuosas com o seu bebé. Apesar disso, o seu bebé vai-lhe ser retirado para que o leite (que era por direito do bebé, a sua mãe produziu-o para ele!) possa ser vendido aos humanos. A separação mãe-bebé é muito cruel, dolorosa, angustiosa e stressante tanto para a mãe como para o bebé! Ficam a chamar um pelo outro durante dias! Crueldade e sofrimento!
Em seguida, a vaca é ligada a uma máquina, algumas vezes ao dia, que lhe vai retirar o leite. Como a máquina não sabe quando parar (não é um ser vivo consciente!), muitas vezes retira também pus que irá para o leite. Na indústria dos laticínios, a vaca é manipulada de tal maneira que chega a produzir dez vezes mais a quantidade de leite que produziria naturalmente. Isso faz com que o úbere fique muito maior e com infeções. Isso é muito doloroso e cruel!
Todos os anos o ciclo repete-se: a vaca é engravidada (violada!), os filhos são-lhe retirados… Aos 5/6/7 anos quando a sua produção de leite diminuir (e já não der lucro para a indústria) será levada, completamente exausta e aterrorizada a um matadouro para continuar a ser tratada como um objeto, uma comodidade e ser morta contra a sua vontade (assassinada!) para virar “carne” para hambúrguer. Eu já presenciei a chegada de vacas a matadouros e posso afirmar que elas estão completamente aterrorizadas! As vacas poderiam viver 20-25 anos! Na indústria dos laticínios são assassinadas ainda jovens!
Entretanto, o que acontece aos bebés?
Se o bebé for fêmea irá para um viteleiro, sendo alimentada com um substituto de leite até atingir a idade para engravidar, seguindo as pegadas da sua mãe… uma vida de sofrimento, crueldade e exploração!
Se o bebé for macho, não irá dar lucro à indústria, visto não produzir leite. O bebé será engordado e passado um ano ou menos (ainda bebé!) vai ser assassinado. Alguns bebés ficam confinados em espaços onde não se podem mexer, para não criar músculo, para terem uma “carne” tenra de vitela. Preciso de referir a crueldade e o sofrimento disso?
As vacas são indivíduos inocentes, dóceis, inteligentes e com capacidade para sentir, para ter sentimentos. Não é por serem de outra espécie que temos o direito de oprimi-las e explorá-las! Há uns séculos atrás, pessoas eram escravizadas e oprimidas por terem uma cor de pele diferente! Devemos criar empatia e pormo-nos no lugar dos outros! Independente da cor, raça, espécie, religião,… é errado oprimir e explorar outros indivíduos/ pessoas só por terem características diferentes! Nós não gostaríamos que alguém nos oprimisse, explorasse e escravizasse!
Mas, como eu referi no início, acho louvável quererem doar alimentos à Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome. Sugiro que em vez de doar leite que, como já expliquei, representa muita crueldade e sofrimento, poderiam doar (por exemplo) bebidas vegetais de soja, arroz, aveia, amêndoa, coco..., leguminosas como feijão, grão-de-bico, lentilhas… que também são ricas em cálcio (não sendo necessário os lacticínios) e em ferro. E o melhor é que não há sofrimento e crueldade.
Peço-vos encarecidamente para retirarem a campanha do leite e substituí-la por outra onde não haja sofrimento e crueldade, mas sim compaixão! Para ajudar uns não devemos prejudicar outros! Isso é errado!
Muito obrigada pela atenção.
Despeço-me com os melhores cumprimentos,



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
24 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.