Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Serviços de Saúde é Direito Básico - Pedido de Médico Substituto para a unidade de saúde USF Terras do Românico - BI-CSP

Para: População de Santo Isidoro e Livração, Banho e Carvalhosa, Constance e Vila Caiz

ABAIXO-ASSINADO

Pela colocação de Médico de Família substituto ao Dr. Raúl Almeida na sequência da sua baixa médica prolongada, na unidade USF Terras do Românico - BI-CSP, sita em Rua Central 194, Livração, Marco de Canaveses.

A/C do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I e Baixo Tâmega, pertencente à ARS-Norte – Administração Regional de Saúde do Norte, na pessoa da diretora executiva Dr.ª Teresa Maria de Jesus Martins Moreno.

Os cuidados de saúde primários são um dos eixos fundamentais na prestação de cuidados de saúde à população. Constitui aliás uma das prioridades do atual governo, o qual assumiu o objetivo de proporcionar um médico de família a cada cidadão.

A unidade de saúde USF Terras do Românico - BI-CSP, tem a sua esquipa de médicos de família reduzida de 3 para 2 desde o dia 5 de setembro último, tendo estado de 5/09 a 9/9 sem qualquer médico de família, o que consideramos ser muito grave, ficando uma parte importante da população da região coberta por esta unidade de saúde sem cuidados médicos. Relembrados que esta unidade de saúde cobre as localidades de Santo Isidoro e Livração, Banho e Carvalhosa, Constance e Vila Caiz.

Assim, milhares de utentes encontram-se sem médico de medicina geral e familiar, vulgo médico de família, situação que é verdadeiramente preocupante e altamente lesiva de um dos direitos mais básicos da população. Estes utentes, que correspondem a pessoas muitas delas envelhecidas e com os problemas de saúde associados à idade, estão assim privadas de recorrer ao seu serviço de saúde de proximidade.

A população das localidades afetadas e já referidas considera esta situação inaceitável, pelo que está a convidar a todos a juntarem-se neste abaixo-assinado que reivindica a colocação urgente de um médico de família substituto ao Dr. Raul Almeida, enquanto este estiver de baixa, na Unidade de Saúde USF Terras do Românico - BI-CSP.

Ao abrigo do Regulamento Geral da Proteção de Dados informa-se que este documento será enviado à Ao Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I e Baixo Tâmega, pertencente à ARS-Norte – Administração Regional de Saúde do Norte, na pessoa da diretora executiva Dr.ª Teresa Maria de Jesus Martins Moreno, com conhecimento ao gabinete da Ministra da Saúde.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
95 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.