SALVEM A FAÍSCA - Todos Juntos para que ela não sofra as consequências da negligência humana

Para: Público em geral e Câmara Municipal do Seixal

Exmos. Senhores,

No dia 18 de setembro pelas 21h na Avenida Rui Grácio o cão da Sra. Inês Vicente foi atacado pela Faísca, cadela que se encontra à guarda do Centro de Distribuição de Água de Santa Marta do Pinhal que pertence à Câmara Municipal do Seixal (CMS). Ao tentar defender o seu cão, a Sra. terá ficado magoada e impedida de trabalhar.
A nossa petição tem o objetivo de garantir que a Sra. Inês e o seu animal de companhia têm direito a cuidados saúde apoiados pela CMS como responsável da Faísca mas também e principalmente garantir que a Faísca não sofre as consequências da negligência humana.
Muitos moradores podem confirmar que durante a tarde e inicio de noite desse mesmo dia, a Faísca esteve sempre solta dentro das instalações da CMS, sendo que este triste acontecimento provavelmente só ocorreu porque não foram tomadas as devidas precauções para garantir que a Faísca não fugia de dentro do espaço do Centro de Distribuição. Consideramos que a responsabilidade nunca pode ser imputada à cadela mas sim a quem tinha a responsabilidade de a proteger.
Sabemos que neste momento, a Faísca se encontra em Sequestro Sanitário no Centro de Recolha Oficial de Animais Companhia do Seixal (CROACS) por um período de 15 dias no total, correndo o risco de ser abatida ou permanecer no Canil fechada numa box injustamente.
A Faísca é uma cadela que todos nós conhecemos, afável, que recebe bem as pessoas que dela se aproximam para lhe dar carinho, sejam adultos ou crianças. É um animal que infelizmente passa a maior parte do tempo presa a uma corrente, saindo apenas para pequenos passeios à trela com duas pessoas, funcionários de outro espaço da CMS, que sem que tenham esta responsabilidade, têm dedicado o seu tempo livre e afeto à Faísca. É importante referir também que nós moradores observamos que no regresso destes passeios, estas duas pessoas têm o cuidado de garantir que a Faísca fica em segurança, evitando que fuja para a rua.
No entanto, noutros momentos em que estas duas pessoas não se encontram no Centro, tem sido recorrente ver a Faísca solta dentro das instalações em alturas de entrada e saída de automóveis,  sendo que alguns moradores ja a foram encontrar no exterior e devolvê-la ao Centro. No dia 18, infelizmente, a Faísca estando solta e sem supervisão dos funcionários, acabou por fugir e aconteceu o pior. Acreditamos que se fossem tomadas as devidas precauções, tal não tinha ocorrido.
Com esta petição pretendemos que não só os moradores de Santa Marta do Pinhal no Seixal mas também todas as outras pessoas que defendem o Direito à segurança e bem-estar dos Animais nos ajudem a impedir que a Faísca seja punida por algo que não foi ela a provocar, garantindo que irá viver num espaço que assegure a sua qualidade de vida, segurança e afeto ao qual tem direito.
A CMS foi informada de que a petição se encontra a decorrer.

Esta petição foi criada em 22 setembro 2022