Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela preservação e reposição das arvores em São Marcos

Para: União de Freguesias Cacém e SÃO MARCOS - CM de Sintra

Quem mora em São Marcos sente o estado de abandono a que estão votadas as árvores. Ao longo dos passeios, dos parques de estacionamento onde existem buracos para a colocação de árvores, e onde estas já estiveram, vê-se cada vez mais buracos vazios ou árvores no limite da sobrevivencia, e prestes a secar. Deixam as arvores secar, e quando as arrancam não as substituem.

Toda a gente sabe que cada vez há menos dias de chuva, e cada vez há mais dias quentes e mais secos ao longo do ano. Estas árvores, com uma zona drenante muito reduzida em volta, não têm qualquer possibilidade de sobreviver se não forem regadas.

Com um clima destes, cada vez é mais importante a sombra e a frescura que só as árvores podem dar. Desde Junho até Setembro, não se pode estar confortavelmente na rua debaixo do Sol intenso. O convivio social tão importante para o bem-estar das pessoas faz-se em zonas verdes agradaveis. Estudos mostram que comunidades verdes têm menor incidencia de violencia fora e dentro de casa.
As arvores favorecem a manutenção da humidade do ar, o arrefecimento do solo e a infiltração de agua nos solos.
Árvores fortes e sadias, bem mantidas, são também proteção contra fenomenos climaticos drasticos de chuva e vento, e diminuem os niveis de ruido.

Infelizmente, não há em São Marcos qualquer preocupação na preservação e promoção das arvores. Apesar de insistentes pedidos junto da JF, as arvores não foram e continuam a não ser regadas, e mais arvores irão perecer até ao fim deste ano. As desculpas são muitas, algumas dificeis de acreditar: a culpa é da poluição, do vento ou do terreno. Curiosamente do outro lado da estrada vemos arvores fortes e sadias que crescem sem problemas. Estas árvores são regadas e mantidas.

Qual é a dificuldade, o investimento avultado, para regar uma arvore? Porque razão não são envolvidos os bombeiros, como acontece por todo o lado?

O Regulamento de Gestão do Arvoredo da CM de Sintra determina que, durante a epoca de seca (que já não é só o Verão), as arvores sejam regadas a cada 10 dias. O mesmo regulamento determina que as arvores que secam sejam substituídas por outras árvores. Nada disto é cumprido na nossa urbanização.
Que não digam que não há água para regar as arvores, porque as arvores são dos grandes fatores de retenção e infiltração de humidade no solo, e se há onde se deve investir é nelas. Sintra é um concelho com lagos, nascentes e diversas fontes de agua não tratada que pode ser usada para arega, assim haja vontade.

Inacreditavelmente, esta JF propoe-se agora substituir as arvores desparecidas por arbustos, nas zonas dos parques de estacionamento, passeios e ruas da urbanização, que são mais de 3/4 da área total. Arbustos que não dão sombra nem têm realmente os beneficios das arvores.

Nós, moradores de São Marcos, exigimos o cumprimento do regulamento da CMS nas duas vertentes de rega e substituição: 1) que as arvores passem a ser regadas durante o tempo de seca 2) que as arvores entretanto desparecidas sejam substituídas por outras ARVORES que criem o ambiente condigno que esta urbanização merece.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
63 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.