Petição p/a retificação da concepção do restauro de casa centenária no Largo do Miradouro da Escola Primária de São Martinho do Porto, por entidades competentes, nomeadamente a DIR GERAL DO PATRIMÓNIO

Para: PRESIDENTE DA Câmara Municipal de Alcobaça

Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara de Alcobaça,

Exmo Senhor Presidente da Câmara de Alcobaça, vimos por este meio fazer-lhe chegar esta petição, em defesa do que consideramos ser um assunto crucial, no que se refere à deteriorização do património cultural por este país, e especificamente, onde residimos, aqui em Sâo Martinho do Porto.

É neste sentido que lhe vimos manifestar a nossa indignação, desagrado e preocupação com a proteção cívica, patrimonial e histórica, quanto a uma obra que está a ser edificada no largo da antiga escola primária, onde se encontra o "Adro" e o miradouro principal da Vila de SMP e ainda, o local da Junta de Freguesia de SMP, a funcionar com todo o respeito pelo património da vila, dentro das instalações da antiga escola primária, após a sua requalificação, que se manteve fiel à traça original do edifício.

A dita obra a que nos referimos, no chamadao "Adro", igualmente adjacente à Casa da Cultura de SMP. É uma casa degradada, mas secular, com traça original recuperável, que mantém assim as características necessárias, para se manter a preservação deste elemento do património histórico, e arquitetónico da Vila de SMP.

A azáfama da obra durante o mês de julho e agosto, nem permitiu aos residentes locais perceberem o que se estava, e está, ali a edificar. No entanto, e de acordo com os jormias, com aparente aval da secção do urbanismo da CMA a obra continua.

Apesar de todos os residentes permanentes, (ou não), de SMP partilharem o desejo de evolução da Vila, a vários níveis: socioculturais, económicos, incluindo, alterações arquitetónicas em prédios recentes - É consensual que a população de SMP, sente que seja assunto primordial - a reavaliação da dita obra supra referida, que se está a edificar neste local, e que tal avaliação seja feita com um parecer oficial da DIREÇÃO GERAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL.

Compreendemos que a requalificação de quaisquer edifícios na vila seja assente num projeto de futuro, mas, à semelhança de outras vilas e capitais de relevo Europeu, que enquanto concebida a alteração e restauro de qualquer edifício, é feito, visando a manutenção do que nos resta de característico, como povo, comunidade, história e localidade. Respeitando o desejo de preservação do nosso património histórico. Neste caso, e por não se verificar que seja essse o intuíto, solicitamos que assim se proceda com regras de manutenção da traça arquitetónica do dito edifício, no sentido da preservação do património identitário da nossa Vila de São Martinho do Porto.

Solicitamos que se proceda com uma verificação efetuada pelas entidades competentes, nomeadamente a DIREÇÃO GERAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio).

Solicitando assim, uma análise e eventual retificação das intenções e características arquitetónicas a que se propõem os proprietários da dita obra, no centro histórico da nossa Vila.

Nesta conformidade, solicitamos à Câmara Municipal de Alcobaça e outros poderes públicos relevantes :A VOSSA PROTEÇÃO DO POUCO PATRIMÓNIO HISTÓRICO QUE AINDA EXISTE NA nossa Vila de SMP.

Questionamos ainda, se não deveria ter havido um processo de consulta e discussão junto da população, eventualmente na Junta, com elementos de análise proporcionados no decurso do processo, com detalhe e informação clara e compreensível, sobre uma obra na parte mais histórica da Vila? Assim, respeitando o que constitui um elemento fundamental de identidade desta Vila?

O património modernista nesta Vila não tem sido "abundantemente" controlado, no que se refere à preservação do património cultural da mesma. Mas o projeto da marginal com todas as escolhas de design associadas, é indiscutivelmente o testemunho mais emblemático de que pode e deve existir ao projetar um equilibrio entre a inovação e a preservação do património cultural e arquitetónico, na Vila de São Martinho do Porto.

Tendo explicitado as nossas preocupaões com o supra exposto, vimos solicitar a Vexa, a sua maior consideração dos factos e realidades aqui colocadas em relevância, pelos residentes preocupados e interessados pela preservação do património histórico da nossa Vila, que desejamos enquadrar com a natural evolução dos tempos, mas com alterações concebidas, num quadro de equilíbrio salutar entre a inovação e preservação patrimonial.

Antecipando a vossa maior compreensaão pela nossa preocupação, e confiando que na posição de responsabilidade que ocupa, partilhará naturalmente desta nossa preocupação,
Os nossos melhores cumprimentos, e desejo de um encontro de equilíbrio no que se refere ao exposto nesta petição.
Respeitosamente,
Os assinantes desta petição.

Esta petição foi criada em 18 setembro 2022