CARTÃO CULTURA PARA OS ESTUDANTES DO SECUNDÁRIO

Para: Exma. Senhora Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa; Drª Maria do Rosário Farmhouse Simões Alberto

A cultura é das mais importantes áreas para a construção da cidadania e do livre desenvolvimento da personalidade humana, uma vez que esta encontrando diversas formas de se realizar, precisa de opções equilibradas, que permitam a todos o espaço de pensamento para se desenvolverem enquanto indivíduos.
Na plêiade de ramos que formam o seu amplo conteúdo, encontram-se a obra e produção não apenas do artista, mas de todos os que contribuem para a cultura existir. Uma vez a presença da cultura na sociedade permite e incentiva à reflexão crítica dos valores, olhando para o seu passado, pensando sobre o seu presente e perspetivando o seu futuro.
Será nela que se encontra e realiza uma parte importante da cidadania, indispensável numa democracia, que pressupõe a crítica, a dialética, como forma de se desenvolver e progredir, mas que encontra em si elemento comuns e distinguíveis de quaisquer outras.
Um estudo da fundação Gulbenkian publicado em fevereiro de 2022, concluiu que 59% dos inquiridos não tinha frequentado o cinema uma única vez em 2019, e que a esmagadora maioria dos inquiridos não tinha frequentado em 2019 nenhum monumento, museu, local arqueológico ou galeria de arte. Apenas 38% foram a festivais ou festas locais, 24% a músicas ao vivo, 13% ao teatro, em espetáculos eruditos como música clássica apenas 6% e 2% foram à Opera.
Estes números mostram a importância do maior incentivo à fruição cultural, particularmente entre os jovens que estão no processo de formação e sedimentação de hábitos culturais e a exposição a mais cultura terá impactos positivos ao longo da vida.
Por outro lado, a necessidade de democratização do acesso implica a possibilidade de os jovens poderem aceder aos conteúdos culturais apesar dos seus baixos rendimentos socioeconómicos, permitindo assim mais jovens acederem à cultura, e garantindo um direito para todos.
Por fim tendo a cultura sido a segunda área da pandemia mais afetada a nível europeu, existiu uma contração tanto da oferta cultural como na sua procura que assistiram a uma queda que levou à diminuição de espetáculos em espaços culturais e colocou muitos dos profissionais desta área em situações de vulnerabilidade e pobreza, agravando a precariedade neste sector.
Tendo em conta a garantia de todos os jovens á cultura, o acentuar das desigualdades sociais e a necessidade de reerguer este setor, os estudantes do ensino secundário de Lisboa expressam através desta petição o seu desejo de verem implementado o “Cartão-Cultura”, recomendação aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa dia 19 de julho de 2022.
O Cartão-Cultura tem como propósito a aplicação de descontos em todos os equipamentos culturais, do município (cinemas, teatros, etc.) a todos os estudantes do ensino secundário do município de Lisboa, em conjunto com um plafond anual, a ser definido pela CML, disponível aos jovens que sejam beneficiários de Ação Social Escolar (ASE) para ser gasto em entidades culturais aderentes.
A aplicação deste cartão é fundamental visto que, nenhum jovem deve ser impedido de ter acesso à cultura devido à sua condição económica, uma vez que ninguém escolhe a família em que nasce. A exposição à cultura é um fator de enriquecimento e evolução pessoal e que, como tal, deve ser de acesso de todos.

Com os melhores cumprimentos,

Esta petição foi criada em 14 setembro 2022