Festas sem foguetes
Para: Município de Sobral de Monte Agraço
Anualmente no decorrer das festas realizadas em Sobral de Monte Agraço é prática lançar foguetes no início e no fim do dia, desde o primeiro dia de festa até ao último. Os foguetes são nocivos, perigosos e invasivos, trazendo sérios riscos à população, aos animais e ao meio ambiente:
1. Pessoas portadoras do transtorno do espetro do autismo. Estas costumam ter problemas de processamento sensorial e tendem a lidar mal com eventos imprevisíveis, como estímulos sonoros excessivos. O lançamento de foguetes pode desencadear severas crises.
2.Os animais tem uma sensibilidade auditiva muito maior que a dos humanos por isso o barulho produzido pelo foguetes pode causar traumas irreversíveis. Em alguns casos, cães debatem-se presos às correntes até a morte por asfixia e tanto animais domésticos como cães e gatos podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada. Os animais silvestres podem também sofrer as mesma reações .
Há centenas de relatos de enforcamentos em coleiras, fugas desesperadas, quedas de janelas, automutilação, distúrbios digestivos e outras fobias.
3. Ambiente. Os foguetes são uma forma de poluição do ar o que tem efeitos não só no meio ambiente, mas na saúde humana.
Há ainda o risco de incêndio, colocando em risco pessoas, faunas, floras e contribuindo ainda mais para a poluição atmosférica.
A festa pode decorrer naturalmente com todas as atividades habituais e com a presença assídua da população, acabar com esta prática não tira nada à festa apenas acrescenta bem estar e qualidade de vida ao município e aos seus habitantes