PELA CONSTRUÇÃO URGENTE DO COMPLEXO DESPORTIVO MUNICIPAL DE CARNIDE

Para: Exma Senhora Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Dr.ª Rosário Farmhouse; Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Eng.º Carlos Moedas

Após mais um ano sem que o Clube Atlético e Cultural veja cumprido a promessa feita por V. Exas que é a construção de um Complexo Desportivo para substituir aquele que a Câmara Municipal de Lisboa destruiu para que fosse construída no mesmo local a nova Feira Popular de Lisboa, vem o Clube Atlético e Cultural por meio desta petição, uma vez mais, solicitar a V. Exas o cumprimento da promessa feita ao clube, que é a construção do mesmo.

O Clube Atlético e Cultural solicita também uma resposta adequada aos seus sócios, atletas e pais que se encontram numa situação de incerteza em relação ao futuro, reconhecendo que o período excecional e temporário desta solução já foi há muito ultrapassada.

Todas as soluções e previsões apresentadas pelo Srs. Vereadores, em representação da Câmara Municipal de Lisboa, por incumbência do seu Presidente, ficaram por concretizar até ao momento.

O Clube Atlético e Cultural esteve nos últimos 4 anos a utilizar as instalações do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol em Odivelas, sempre com a promessa que seria só mais um ano porque o seu novo complexo estaria construído rapidamente, esta utilização esteve ao abrigo de um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa, protocolo esse que acabou no final do mês de Junho de 2022 e até este momento não foi renovado.

Fomos perante um ofício do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol lamentavelmente proibidos de frequentar as instalações, estão cerca de 400 atletas sem poder praticar a atividade no clube, época desportiva 2022/2023 já começou em todos os clubes e nós continuamos parados sem saber o nosso futuro.

Temos neste momento algumas equipas a treinar num terreno ao lado dessas instalações todo ele em terra batida, vindo tal situação a arrastar-se há anos e anos, com promessas sucessivas por parte dos diversos órgãos camarários do Município em modificar a situação, sem resultados práticos e visíveis até aos dias de hoje. Atualmente estamos na rua sem sítio para treinar, jogar e nem para termos os nossos pertences, deplorável aos dias de hoje.

É ainda de realçar que o Clube Atlético e Cultural, que tem tentado a todo custo dar aos jovens a melhor formação ao nível do futebol, estando atualmente inscritos no clube cerca de 400 jovens de diversas idades, divididos por diversos escalões, temos além destas equipas desporto adaptado (Goalball e futebol para cegos) que apesar das condições que o Município lhes proporciona, não desistem da prática da modalidade que tanto adoram.

Os jovens que praticam futebol a cargo do Clube Atlético e Cultural, sentem diversas vezes vergonha das condições que ano após ano lhes prometemos e depois não conseguimos cumprir, principalmente quando são visitados por outras equipas de todo o distrito de Lisboa, que possuem instalações próprias, quase na totalidade financiadas pelas entidades camarárias.

Os Peticionários entendem também que a atualidade financeira do País e mesmo da Europa dificulta a realização do projeto e construção do complexo desportivo, contudo o mesmo foi prometido após a destruição do nosso complexo e todo o dinheiro gasto em alugueres e em obras no local onde iria ser construída a feira popular já daria para construir muitos complexos desportivos. O Clube Atlético e Cultural não tem culpa da má gestão por parte de algumas pessoas que gerem os assuntos da Câmara Municipal de Lisboa.

Nestes termos e nos demais que Vossa Excelência suprirá, os cidadãos abaixo assinados requerem a Projeção e construção do Complexo Desportivo de Carnide que inclua tudo aquilo que está escrito e prometido, e com caráter de MUITA URGÊNCIA resolver a nossa situação atual que é de despejados na via pública.

Esta petição foi criada em 24 agosto 2022
1 387 Pessoas