Petição para atribuição de mais apoio público ao Desporto, nomeadamente à modalidade de Canoagem

Para: Exmo. Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude Dr. João Paulo Correia

Exmo. Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude,
Dr. João Paulo Correia,

Os abaixo assinados, atletas, treinadores, dirigentes, agentes desportivos e adeptos da modalidade de Canoagem, vem pela presente petição requer a atenção de V. Excelência para as seguintes questões:

- A Equipa Nacional de Canoagem atingiu resultados históricos em todas as competições internacionais nas épocas desportivas 2021 e 2022. Falamos de resultados de excelência e títulos em Jogos Olímpicos, Taças do Mundo, Campeonatos do Mundo e Campeonatos da Europa. A Canoagem é certamente, a modalidade mais premiada em Portugal, nas duas últimas épocas desportivas.

- É inconcebível que uma modalidade com tantos atletas de elite, tenha participado nos Campeonatos do Mundo 2022, com um número limitado de atletas, por falta de recursos financeiros. Muitos dos atletas que não participaram na competição são atletas olímpicos.

- É inconcebível que cheguemos ao ponto da Federação Portuguesa de Canoagem não ter recursos financeiros para garantir as condições necessárias para a preparação, e recuperação dos atletas que integram a Equipa Nacional.

- É para nós inaceitável, a falta de apoios públicos à Canoagem, uma modalidade resultados de excelência, prémios e títulos olímpicos, mundiais e europeus.

- Num país como Portugal, que possui tantos recursos naturais (rios, lagos, albufeiras, mar) que potenciam a prática de desportos náuticos, é com pesar que constatamos a falta de apoios públicos, programas para o fomento da prática desportiva generalizada da Canoagem, e de outras modalidades, numa perspectiva de lazer, saúde, competição, formação e desporto escolar..

- É com tristeza e pesar que constatamos a clara inexistência de uma política estratégia nacional que vise o desenvolvimento desportivo no nosso pais.

- É com tristeza que constatamos que os resultados excecionais atingidos na Canoagem, mas também nas restantes modalidades, são resultado da dedicação do agentes desportivos, não contando com apoios públicos suficientes. Falamos de apoio financeiro, infraestruturas, formação de agentes, apoio financeiro, médico, psicológico, nutricional (multidisciplinar) aos atletas de elite. Isto tudo resultante da clara falta de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo para a Alta Competição.

Assim, os abaixo assinados vem pela presente petição, requer que seja iniciado um processo de conversações e negociações com os responsáveis da FPC e do IPDJ para:

- a atribuição de mais apoios financeiro à alta competição na Canoagem Portuguesa.
-construçao de infraestruturas necessarias à preparação da Equipa Nacional de Canoagem.
- criação de programas e linhas de apoio ao desenvolvimento da modalidade ao nível do Alto Rendimento, Formação, Lazer, Saúde, Competição e do Desporto Escolar.
- definição e implementação de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Desportivo em Portugal, especialmente da Canoagem.
-criacao de um programa nacional de apoio aos atletas de Alta Competição que vise a sua preparação numa perspectiva multi disciplinar ( médica, recuperação, nutrição, psicologia, etc).

Apresentamos os nossos cumprimentos, na esperança de uma resposta positiva a esta petição pública, que visa demonstrar que uma modalidade com excelentes resultados ao mais alto nível, merece mais apoios e mais respeito do Estado Português.