MONUMENTO NATURAL DAS PEGADAS DE DINOSSÁURIOS DE OURÉM-TORRES NOVAS

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

A raridade e o significado geológico e paleontológico desta jazida do Jurássico, com cerca 175 milhões de anos, estão, de há muito, internacionalmente reconhecidos. O seu valor monumental aumenta pelo facto de conter cerca de 400 pegadas de grandes saurópodes, muitas delas bem conservadas e organizadas em 20 trilhos, tendo dois deles mais de 140m. Acresce a estas excepcionais características, a grandiosidade e espectacularidade da jazida, no topo de uma única camada de calcário com 62500m2 de superfície. Todo este conjunto dispõe de uma extensa área envolvente, susceptível de comportar diversos equipamentos complementares. Na posse de um património com tais potencialidades, Portugal pode e deve dar-lhe o tratamento que se impõe.
Assim, numa primeira fase, solicita-se a quem de direito que mande fazer (por entidade competente) um projecto envolvendo, em especial, as componentes científica, pedagógica, lúdica e turística de superior qualidade, a nível internacional, e, numa segunda fase, a sua concretização, na certeza da sua rendibilidade económica, potenciada pela proximidade (10km) ao Santuário de Fátima.
  1. Actualização #1 Mais uma ajuda para chegar ao Parlamento

Criado em sexta-feira, 9 de Setembro de 2022

Queridos Amigos, Preciso novamente da vossa ajuda para que as 7911 assinaturas que já recolhemos sejam validadas no Parlamento para levar esta petição ao plenário. Para isso estamos a tratar junto da gestão desta plataforma, da maneira mais simples de poderem acrescentar o número do vosso cartão de cidadão/BI à assinatura que já puseram. Em breve daremos mais novidades. Cumprimentos, António Galopim de Carvalho

Esta petição foi criada em 13 Agosto 2022