Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Queremos o Bloco de Partos da Póvoa de Varzim replicado pelo país

Para: Exmo. Presidente da Assembleia da República

Exmo. Presidente da Assembleia da República,

Face à grave crise que assistimos nos serviços de obstetrícia deste pais, vimos exigir um debate sério e urgente na Assembleia da República , com todos os intervenientes envolvidos, isentos de corporativismos, e com o necessário sentido cívico-social.

A solução para a situação existe, requer apenas intervenção política, daí que a Assembleia da República tem que intervir, visto o actual governo não estar a ter a prestação necessária.

Não há necessidade de mudanças ou investimentos em infraestruturas. Há sim que tirar o melhor partido das existentes, aplicando o melhor fundamento cientifico com os recursos humanos disponíveis.

1 - As grávidas actualmente ao chegarem aos Blocos de Partos são tratadas de forma igual, sem que a sua classificação de risco seja tida em conta. Este é um erro grave de há muitos anos.

2 – A figura médica continua responsável pela admissão e pela alta mesmo em grávidas de baixo risco. Outro erro grave e sem suporte científico, e sem impacto na redução das taxas de mortalidade neonatal/ materna.

3 – Em Portugal existe um modelo de bloco de partos com cuidados baseados nos melhores conhecimentos científicos, com resultados, e provas dadas. Situa-se no Hospital da Póvoa de Varzim.

É necessário intervir nesse sentido.
É necessário AGIR, e em conformidade, seja com o conhecimento científico, seja com a ética, deixando de lado os interesses corporativistas, económicos e políticos.

Posto isto, vêm os peticionários desta petição exigir que este modelo de cuidados existente no Hospital da Póvoa de Varzim seja replicado pelo país fora, identificar no que pode ser melhorado, pondo de lado os lobbies, e assim contribuir para o problema evocado da falta de médicos obstetras.

Como suporte científico para o exigido, existe também em Portugal e em forma de livro – Nascer Saudável, com o devido reconhecimento científico no seu prefácio.
Sandra Oliveira
Autora do livro Nascer Saudável
Activista do parto há 17 anos



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
177 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.