Beach Tennis Carcavelos - Defesa dos Direitos dos Jogadores

Para: C.M. Cascais - Div. Promoção Atividade Física - [email protected] - Vereador Francisco Kreye - [email protected]

Fazemos parte de um grupo de mais de 100 jogadores de Beach Tennis que nos últimos anos e principalmente nos últimos meses tem promovido bastante este desporto, estando atualmente o grupo com um grande crescimento.

Montamos quase todos os dias 1 a 3 campos na praia de Carcavelos, de manhã e/ou de tarde, seja usando os postes amarelos, seja mais ao lado quando esses já estão ocupados, sendo frequente ter 4 ou 5 redes/campos entre os vários grupos de jogadores e amigos.

Apesar das repetidas informações oficiais da CM Cascais, desde dia 1 de Agosto que abusiva e desagradavelmente uma escola nos tenta impedir de jogar, dizendo que os 4 novos campos montados no local onde habitualmente jogamos são apenas para seu uso, desrespeitando as informações da Cascais e os jogadores.

Requeremos fortemente a manutenção dos nossos direitos, ou seja, que com o novo licenciamento em curso, os novos campos fiquem também disponíveis para os jogadores existentes, e sem nenhum custo, uma vez que estão a ocupar o espaço por nós utilizado há anos.

O novo licenciamento deve ser apenas para aulas, quando realmente existam alunos e nunca para alugueres pois isto não é um clube; quando não há aulas nalgum campo, esse mesmo deve poder ser utilizado sem qualquer restrição ou custo por todos os jogadores e utentes do espaço.

Para haver alugueres devem ser em clubes e não numa praia pública. Ou então criem condições de clube, com balneários e restantes serviços e condições associadas e não com um mero açambarcamento do areal.

Se o objectivo é fazer crescer este desporto, o nosso grupo tem muito mais potencial do que qualquer escola, e sem fins comerciais, que são bastante discutíveis num espaço público.

De salientar que o parceiro a escolher para fomentar este desporto deveria ter boas relações com a comunidade de beach tennis. Igualmente de salientar que para ter funcionamento de clube deveria ser associado da respectiva federação.

Solicitamos também urgentemente a recolocação dos postes que foram retirados não sabemos porquê e que nunca mais foram recolocados.

Sugerimos a criação de mais espaços destinados aos desportos de praia noutras zonas da praia de Carcavelos, se possível com postes, pois há vários locais que os banhistas não usam.

Sugerimos ainda que a praia seja devidamente iluminada à noite, com alguma forma prática e imediata de se poder acender caso haja jogos/jogadores, e ainda que se coloquem mais bebedouros/torneiras/duches.

Estas sugestões, os licenciamentos em curso, e os parceiros a escolher devem ser sujeitos a discussão, ou na assembleia municipal, ou em reunião com representantes dos jogadores, para garantir os direitos de todas as partes e a melhor solução possível, pelo que ficamos a aguardar o respectivo agendamento.

Esta petição foi criada em 10 agosto 2022