Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contra a mudança de instalações de ensino da Escola Secundária Homem Cristo de Aveiro

Para: Associação Nacional de Municípios Portugueses e Governo Português

A cidade de Aveiro possui o mais antigo edifício projectado e construído de raiz para acolher um liceu. O liceu com 162 anos de existência foi inaugurado em 15 de Fevereiro de 1860, conforme escreveu Marques Gomes, em 1875, nas “Memórias de Aveiro”, realçando que “o edifício do liceu é, sem dúvida, neste género, o primeiro, em Portugal”.

A Escola Secundária Homem Cristo de Aveiro é um marco na história de Aveiro e Portugal. E como cidadãos atentos à necessidade de manter a História Aveirense e Nacional, pedimos que seja reavaliada a decisão da mudança das instalações de ensino da Escola Secundária Homem Cristo de Aveiro. Como Aveirenses de gema, não aceitamos o encerramento/mudança de estabelecimento de uma poucas secundárias verdadeiramente centrais que temos em Aveiro. Em suma, o encerramento do liceu para fins Camarários é totalmente injustificado, já que existem inúmeras alternativas de edifícios abandonados tão bem localizados quanto a Escola Secundária Homem Cristo de Aveiro, como por exemplo, o antigo edifício da Caixa Geral de Depósitos pode servir para esses fins. Em alternativa, uma centralização de prestação de serviços na própria câmara municipal de Aveiro seria o mais indicado, pois elimina a dispersão de serviços prestados pela câmara de municipal Aveiro.

Pede-se, portanto, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e ao Governo Português que proceda à alteração da decisão tomada em finais de julho de 2022.

Aveiro, 7 de agosto de 2022



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
47 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.