COLOCAÇÃO DE UMA RAMPA PARA ACESSO DE PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA NO MOSTEIRO DE S. PEDRO DE FERREIRA (FERREIRA, PAÇOS DE FERREIRA)

Para: Rota do Românico, Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

O Mosteiro de S. Pedro de Ferreira, situado na freguesia de Ferreira (concelho de Paços de Ferreira) e construído em finais do século XII, é monumento nacional desde 1910 e recebe semanalmente centenas de visitantes.
Infelizmente, e incompreensivelmente, o Mosteiro de Ferreira não dispõe de uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Esta falha viola a lei portuguesa e atenta contra o “espírito de inclusão” e contra os direitos das pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas ou com recurso a outros meios de auxílio à locomoção.
Esta Petição dirige-se à Rota do Românico, organismo supervisionado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM), que já por diversas vezes foi interpelada acerca deste grave assunto. Requeremos uma resposta satisfatória por parte da Rota do Românico ou da CIM, num prazo razoável, pois estamos determinados a ver ser cumprida a lei portuguesa e a que se respeitem os direitos das pessoas com mobilidade reduzida que estão injustamente privadas de participar nas celebrações religiosas ou de âmbito cultural que o Mosteiro frequentemente acolhe.

Esta petição foi criada em 05 Agosto 2022