Redução do iva na alimentacao de aves de companhia de 23% para 6%

Para: Assembleia da republica

Actualmente, em Espanha o iva dos produtos da alimentação das aves de companhia é de 10%, sendo que em Portugal o mesmo produto é de 23%.
Consecutivamente, o consumidor final acaba por reduzir o seu plantel ou mesmo deixar de ter aves, outros acabam por adquirir produtos em Espanha, devido à diferença existente entre o valor dos ivas e ao valor dos transportes que acaba por ser mais vantajoso, devido ao preço do combustível ser em media 0,26€/L mais barato.
Este acontecimento, faz com que diversas empresas estejam a ter quebras de vendas na ordem dos 60%.
Esta petição tem como objetivo fazer com que o governo tenha o verdadeiro conhecimento do que está a acontecer e que baixe o iva, de forma, a que, todos estes criadores, que são importantes para a nossa economia e as empresas consigam resistir à crise.

Esta petição foi criada em 01 Agosto 2022