Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Reflorestação Responsável em seguimento aos Incêndios

Para: Câmara Municipal de Ourém; União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais

No seguimento dos incêndios que deflagraram pela nossa freguesia/ concelho nas semanas anteriores queremos, enquanto população e futuro da mesma, demonstrar a nossa preocupação com o futuro das nossas terras, da sua qualidade e da biodiversidade.

Desta catástrofe há muitas coisas a lamentar, entre elas perdas materiais. No entanto, há uma questão que no meio da algazarra parece ser posta em último plano acabando mesmo por ser esquecida.

O dinheiro, ao contrário do que se possa pensar, não é a única coisa que nos mantêm vivos e não é o que dá a qualidade de vida pela qual o campo é conhecido e procurado por tantos. É a NATUREZA que nos dá oxigénio, que alimenta os nossos animais e a nós mesmos. A perda de património vegetal e animal resultante destes incêndios é colossal e assustadora.

Se antes dos incêndios "nada havia a fazer" nos terrenos onde eucaliptos (que tornam as nossas terras inférteis e inviáveis para a biodiversidade) substituíram árvores autóctones (como: as árvores de fruto, os carvalhos, azinheiras e os sobreiros) agora podemos fazer algo. Estas plantações, guiadas pela ganância e egoísmo de quem já mal representa os ideais das gerações mais novas, em quase nada contribuem para o bem-estar da população e da biodiversidade. Quer seja devido às suas propriedades químicas que dizimam todas as outras espécies que se encontrem à sua volta, quer seja relativamente à elevada absorção de água e nutrientes que deixa terrenos, que antes eram zonas de agricultura, em autênticos solos desérticos. Numa época onde as secas são e vão ser cada vez mais constantes esta questão têm que ser tida em conta.

Nos processos de campanhas e eleições muito se fala das populações envelhecidas mas também pouco se faz, neste sentido, para criar as condições necessárias para que os poucos jovens que aqui vivem tenham vontade de permanecer e cuidar das suas terras de origem.

Agora há uma oportunidade para melhorar e fazer melhor. Se não for por vocês, apelamos a que pensem nos vossos filhos, sobrinhos, afilhados, netos e no que querem deixar como herança para eles.

Se nas notícias nos avisam que este vai ser o primeiro de muitos verões infernais, devido ao aquecimento global, em contrapartida muito pouco parece ser feito para tentar atenuar os seus efeitos. Não precisamos de pânico, precisamos de entender que esta é a nossa nova realidade que só vai piorar daqui para a frente e, acima de tudo, precisamos de ações.

Com isto queremos pedir que, à luz dos mais recentes acontecimentos, pensem seriamente num processo de reflorestação responsável (que envolverá campanhas de sensibilização) que vise à restituição da antiga fauna e flora que aqui encontrávamos e que limite/desincentive as plantações desenfreadas de eucaliptos que tornam os nossos terrenos inviáveis e inférteis. Com a enorme perda de árvores, muitas delas centenárias, vai haver uma crescente tendência (típica da sociedade atual e consumista) para optar por este tipo de árvores de rápido crescimento, que em teoria são mais rentáveis economicamente (algo que pode ser refutado se tivermos em conta outros fatores).

Esta iniciativa e petição pública, procuram demonstrar que esta é uma preocupação geral e, por isso, pedimos que caso se identifiquem se juntem a nós!



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
63 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.