PETIÇÃO PARA INSTALAÇÃO DE PARQUÍMETROS DA EMEL EM TODA ZONA 9F – LISBOA, BENFICA

Para: Exma. Sra. Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Rosário Farmhouse

Exma. Sra. Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Rosário Farmhouse
Os signatários desta petição, todos residentes e/ou comerciantes na zona já delimitada pela EMEL como zona 9F (mas ainda, numa boa parte dela, sem parquímetros), da Freguesia de Benfica (FB/JFB), nomeadamente nas Ruas José da Purificação Chaves, Estrada do calhariz de Benfica, Rua José dos Santos Pereira, Rua Manuel Correia gomes, Rua Pery de Linde, Praça dr. Teixeira de Aragão, Rua da Venezuela, Rua André de Resende, Nina Marques Pereira, das garridas, General Morais Sarmento, Travessa do Rio, Praceta Maestro Ivo Cruz e Avenidas Gomes Pereira e Avenida Carolina Michaelis, e Estrada de Benfica do número 529 ao número 695, vêm expor o seguinte. Apesar de algumas obras de ordenação do estacionamento, de há 2 anos a esta parte, permanece uma gritante falta de lugares para os moradores na generalidade dos locais referidos, originada pelos seguintes fatores estruturais: 1º) porque o estacionamento é gratuito nessas áreas, apesar de grande parte das zonas circundantes estarem já com parquímetros, pelo que muitos dos carros que aqui estacionam diariamente logo pela manhã são de pessoas não residentes que aqui deixam os seus veículos para depois irem para os seus empregos usando a rede de transportes públicos da FB, impedindo os residentes de encontraram muitas vezes lugares para os seus próprios carros; 2º) muitas áreas da zona 9F são ocupadas por «oportunistas», designadamente com viaturas para venda, frotas de viaturas de empresas, etc., que aqui estacionam gratuitamente e assim limitam o espaço para os residentes. Naturalmente, dada a falta de lugares para os residentes e a ausência de parquímetros da EMEL, muita gente é obrigada a estacionar os automóveis em cima dos passeios (ver fotos anexas à petição). Mais, apesar de a EMEL não ter aqui parquímetros, mesmo assim dedica-se a rebocar carros dos moradores estacionados em cima do passeio (por manifesta falta de lugares) e a multá-los por isso (ver fotos em anexo à petição), pasme-se. Por tudo isso, os signatários, abaixo-assinados e devidamente identificados, rogam a Vª Exª a instalação muito urgente de parquímetros da EMEL em toda a zona 9F (*) / (**), nomeadamente nas ruas, etc., suprarreferidas. Se concorda com o teor desta petição & é residente (ou tem estabelecimento comercial) numa das ruas da zona EMEL 9F suprarreferidas, por favor assine a dita petição no endereço eletrónico da presente petição, escrevendo o seu nome completo e o seu número do cartão do cidadão.
Primeiro subscritor: André Renato Leonardo Neves dos Santos Freire, residente na Rua José da Purificação Chaves, 1500-376 Lisboa
Segundo subscritor, Carlos Alberto Geraldes Ventura, residente na Rua Nina Marques Pereira, 1500-469 Lisboa
(*) Recordamos as condições de pagamento do dístico anual da EMEL para residentes:
«1ª Viatura/fogo: Gratuito; 2ª Viatura/fogo: € 54,00; 3ª Viatura/fogo: € 132,00.»
(**) os valores dos dísticos para comerciantes são meramente simbólicos: https://www.emel.pt/pt/disticos/estacionamento-na-via-publica/distico-de-empresa/

Esta petição foi criada em 15 julho 2022