Repor o poder de compra das pensões

Para: Assembleia da Republica e Governo

Petição
Repor o poder de compra das pensões

A valorização de todas as pensões, substitutivas do rendimento do trabalho para todos os que passam à condição de reformados/aposentados, é no âmbito da segurança social – pública, universal e solidária – indissociável da actualização anual dos seus montantes, garantindo o poder de compra de todas as pensões, seja das que têm baixos valores, seja das que resultam de carreiras contributivas mais longas e com maiores descontos.
Sem o cumprimento deste pressuposto basilar não há envelhecimento ativo e com direitos, o qual pressupõe assegurar que ao aumento da esperança média de vida corresponda o direito à reforma e a uma pensão anualmente valorizada.
É inaceitável a situação de reformados cuja pensão não teve qualquer actualização há mais de 10 anos.
Dirigimo-nos, por isso, à Assembleia da República e ao Governo para que não passem ao lado desta justa reclamação como questão nuclear a implementar.

Esta petição foi criada em 12 julho 2022