Criação de Mais Postos de Carregamento Elétrico no Bairro de Santa Cruz de Benfica e Zonas Contíguas

Para: Assembleia Municipal de Lisboa

As “GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2022 - 2026 DA CIDADE DE LISBOA” desenvolvidas pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) são compostas por 6 pilares estratégicos, sendo o Pilar 2 “Uma Cidade Sustentável”.

Uma das iniciativas inseridas neste Pilar é “Diversificar a Mobilidade”, sendo uma das medidas definidas “5. Reforçar os postos de carregamento de veículos elétricos.”.

Ainda no mesmo Pilar, uma das iniciativas prende-se com “Conservar o Ambiente Dia-a-Dia”, sendo uma das medidas definidas “15. Ampliar em articulação com a EMEL a rede de postos de carregamento de veículos elétricos, cobrindo todas as freguesias do concelho, e contemplando postos rápidos, ultra-rápidos e hubs de carregamento para veículos elétricos particulares, com gestão inteligente (gestão da carga, funcionamento e procura).”

Face ao exposto, bem como à evolução verificada na aquisição de veículos elétricos e plugin, é difícil de perceber como em todo o Bairro de Santa Cruz de Benfica e Zonas Contíguas existe apenas um posto de carregamento, localizado na Alameda Padre Álvaro Proença, atendendo à densidade populacional existente no Bairro, à concentração de muitos blocos de prédios e à deslocação de muitos comerciantes, lojistas e clientes, designadamente para o Mercado de Benfica. Este posto, com capacidade para apenas dois abastecimentos em simultâneo, implica uma gestão complexa de carregamentos diários, além da excessiva procura e utilização a que é sujeito, não sendo fácil obter uma vaga para carregamento.

A acrescer ao facto de ser o único posto de carregamento elétrico disponível, está frequentemente ocupado com veículos TVDE, tornando ainda mais difícil a sua utilização pelos moradores, trabalhadores e visitantes do Bairro. Para além deste posto de carregamento elétrico, o mais próximo está localizado no parque de estacionamento do Centro Comercial Fonte Nova.

Ao longo dos últimos anos, a Associação de Moradores do Bairro de Santa Cruz de Benfica e Zonas Contíguas tem desenvolvido os melhores esforços junto da CML e da Junta de Freguesia de Benfica (JFB) para que o Bairro de Santa Cruz de Benfica seja dotado de mais carregadores. A apresentação pela Associação de Moradores de propostas no âmbito dos orçamentos participativos da CML e da JFB tem sido uma constante, a par da identificação deste tema à CML e à JFB no âmbito das obras em curso, infelizmente sem o impacto desejado.

Adicionalmente, o Bairro de Santa Cruz de Benfica e Zonas Contíguas está a ser objeto de profundas obras de reabilitação urbana, com destaque para a intervenção em curso no Bairro de Baixo e no estacionamento nas Traseiras da Rua Emília das Neves. Tem, ainda, previstas, intervenções relevantes no Bairro de Cima, na Alameda Álvaro Proença e na zona do Mercado de Benfica.

Sem prejuízo destas profundas intervenções de reabilitação, e de acordo com a informação que dispomos, não está previsto nestes projetos a colocação de qualquer posto de carregamento elétrico.

A Associação de Moradores considera esta uma oportunidade perdida para a colocação dos referidos postos, facto que levará invariavelmente à destruição da obra acabada de construir ou, ainda mais grave, esta parte da Freguesia de Benfica e da Cidade Lisboa estará votada ao abandono no que à mobilidade elétrica diz respeito.

Em síntese, pretende-se que a Assembleia Municipal de Lisboa aprove uma recomendação para que a Câmara Municipal de Lisboa aproveite as obras em curso e reforce os postos de carregamento no Bairro de Santa Cruz de Benfica, bem como na restante Freguesia de Benfica, que apresenta, em termos globais, fortes lacunas em termos de postos de carregamento.

Esta petição foi criada em 06 julho 2022