Por um Melhor Serviço da Carris Metropolitana

Para: À Administração da TML, À Administração da TML ALSA TODI e Senhores Presidentes dos Municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal,

A ALSA TODI, empresa que ganhou o concurso para operar o transporte rodoviário de passageiros nos municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, não conseguiu cumprir com o contratado e com isso, para além de causar aos utentes inúmeros prejuízos e transtornos pessoais e profissionais, frustrou as expetativas criadas.

Perante este quadro exigimos da Carris Metropolitana, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) que sejam envidados todos os esforços para que seja dada resposta o mais rapidamente possível à oferta anunciada para entrar em vigor no dia 1 de junho.

De novo, nós, os Utentes, fomos confrontados com velhos problemas, como seja a falta de informação atempada das alterações que se iriam verificar em percursos e horários.

Utentes e trabalhadores da empresa, fomos confrontados devido à deficiente planificação da administração da Alsa Todi, com o problema da falta de oferta e com longos tempos de espera nas paragens de autocarro.

Perante isto, os utentes abaixo-assinados exigem:

1. À Carris Metropolitana TML que acompanhe de perto as medidas que a ALSA TODI está a tomar para que o serviço publico rodoviário de passageiros que se comprometeu a efetuar seja cumprido;

2. Que seja efetuado com antecedência um +plano de informação aos utentes dos novos horários e carreiras, junto das paragens onde normalmente existe serviço;

3. Que a entrada em funcionamento seja monitorizada de modo a serem colmatadas falhas que se venham a verificar e efetuados os ajustes necessários tal como está previsto no contrato;

4. Que seja acautelada a adequação do tipo de viaturas à procura, nomeadamente através de autocarros de maior dimensão nos períodos de ponta de modo a satisfazer as necessidades de transporte dos utentes.

O presente Abaixo-Assinado será enviado à TML, à ALSA TODI e aos municípios de ação da operadora.

Esta petição foi criada em 28 junho 2022