Chaos no Centro de Saude de Montijo

Para: ARSLVT,SNS,Presidente da republica de Portugal, Primeiro Ministro

Melhoria do serviço de saúde do SNS no Centro de Saúde (UCSP) no Montijo.
O Centro de Saúde Montijo localizado em:
Av. Luís de Camões 21, 2870-236 Montijo
tem 36.218 Utentes registadas e 12 médicos de família.
20.424 Utentes têm médico de família
15.773 Utentes estão sem médico de família, eu sou um deles.
Todos os dias há algumas consultas disponíveis para emergências, mas 15 minutos após a abertura do Centro de Saúde, não há mais consultas disponíveis para o mesmo dia.
Para marcar uma consulta não urgente, isso não é possível. A única possibilidade é vir no último dia do mês para marcar uma consulta para o próximo mês.
Isso significa que todos correm no último dia do mês para o Centro de Saúde esperando ter uma consulta para o próximo mês!
As pessoas já chegam às 3-5 da manhã e esperam a abertura às 8 da manhã. Todo final de mês há filas de várias centenas de metros de pessoas esperando a abertura do Centro de Saúde e 3 horas após a abertura não há mais consultas disponíveis para o próximo mês e pessoas que não deixaram de fazer uma consulta são obrigados a retornar. Há pessoas de muletas, idosos esperando na fila sob o sol forte ou na chuva.
É uma pena o que acontece no Centro de Saúde, por falta de médicos.
Outros Utentes vão ao Urgências do hospital, porque não conseguiram uma consulta e foram informados de que o caso não é uma urgência. isso sobrecarrega os serviços de Urgência, que também estão em dificuldade e muitas pessoas dizem para si mesmas que não vou mais ao centro de saúde.
Trata-se de um incumprimento dos direitos humanos de todos os cidadãos e, sobretudo, de um incumprimento da carta dos direitos dos doentes da União Europeia.
Já pedi várias vezes à direção do Centro de Saúde (ACES Arco Ribeirinho), ao Ministro da Saúde e ao Primeiro-Ministro, mas eles não se importam.
Como todos nós, cidadãos do Montijo, estamos preocupados, convido-vos a assinar esta petição, de forma a termos uma melhoria no nosso Centro de Saúde do Montijo

Esta petição foi criada em 20 Junho 2022