Pela manutenção da EMARTE - Escola de música e arte nas atuais instalações na Freguesia de Arroios
Para: Exma. Sra. Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa; Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Exma. Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Arroios; Exmo. sr. Presidente da Assembleia de Freguesia de Arroios
Perante a surpreendente decisão de despejo em 15 dias da EMARTE - escola de música e arte, músicos, amantes da música, pequenos negócios de Arroios juntaram-se para sublinhar a importância da manutenção desta escola em Arroios.
A arte é um direito fundamental, que deve estar acessível a todos/as mas não apenas para fruir. A criação não tem tido a atenção devida e o ensino de música, além de permitir o desenvolvimento integral de cada um/a tem benefícios individuais e coletivos incomparáveis.
Com o encerramento, encerra-se o salário de 10 professores e a possibilidade de aprendizagem de 34 alunos. Encerra-se a possibilidade do ensino de música e arte a quem não tem capacidade económica. Encerra-se a estreita colaboração com estruturas associativas do concelho que têm feito parcerias com a EMARTE, encerram-se concertos gratuitos para a população, encerra-se um futuro virado para a multiculturalidade, a cultura, a arte - de todos/as para todos/as.
É nesse futuro que queremos viver.
Assim, solicitamos a V.Exas. a permanência da escola EMARTE nas atuais instalações, com a oferta existente e a manutenção de todos os postos de trabalho, bem como a gratuitidade do espaço.