Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Levar a língua gestual portuguesa (LGP) para as escolas

Para:  Ex.mo. Senhor Presidente da Assembleia da República

O meu nome é Ana Caridade, tenho 9 anos e ando no 4º ano. Os meus pais trabalham na área da deficiência, a minha mãe tem uma deficiência e toda a minha vida vivi rodeada de pessoas com deficiência.
Não entendo porque não ensinam língua gestual nas escolas.
Existem dois tipos de pessoas surdas: pessoas surdas oralizadas e pessoas surdas não oralizadas.
As pessoas surdas oralizadas podem conseguir fazer leitura labial e muitas vezes conseguem falar com a ajuda de aparelhos auditivos ou implantes cocleares.
Por esta razão é muitas vezes possível comunicar sem LGP com pessoas surdas oralizadas e menos difícil para os ouvintes, como eu.
Só que isto não é possível com as pessoas surdas não oralizadas.
Os surdos não oralizados portugueses falam uma língua própria: a língua gestual portuguesa.
A maioria das pessoas ouvintes não sabe falar essa língua, o que torna a comunicação praticamente impossível.
Assim gostaria de propor o ensino de língua gestual portuguesa no 1º e 2º ciclo pelo menos para podermos comunicar coisas básicas do dia a dia e tornarmos Portugal um bocadinho mais inclusivo.
Esta é a minha primeira petição e gostaria de recolher todas as assinaturas possíveis para tornar esta ideia realidade.
Obrigada, desde já.

Ana

P.S- Não se diz "surdos-mudos". Diz-se surdos.
P.S.2- Não se diz "linguagem gestual". Diz-se lingua gestual.
P.S. 3- Usar bigode pode ser uma chatice para se perceber a leitura labial. Não usem bigodes, por favor!
  1. Actualização #1 Vamos levar a petição à Assembleia da República!

    Criado em domingo, 26 de Junho de 2022

    Olá a todos e a todas! Em primeiro lugar obrigada por terem assinado a minha petição. É importante que quem não tenha assinado colocando o número o Cartão de Cidadão volte a assinar. É também importante que quem não tenha confirmado a assinatura da petição possa ir ao seu email e procurar uma mensagem da plataforma e confirmar. Neste momento estou em contato com um rapaz surdo de 11 anos que utiliza LGP chamado Tiago e vou juntá-lo à minha equipa! Tenho também uma intérprete de LGP chamada Cátia que juntei também à minha equipa de trabalho. Já envie emails para a Associação Portuguesa de Surdos e para a Federação de Surdos e estou à espera de reunir com eles. A petição já foi entregue. Obrigada a todos por se terem juntado. É muito importante para mim. Se precisarem de tirar dúvidas podem contactar-me pelo meu email: anacaridadebrasil@gmail.com ou o da minha mãe lilianasintra@hotmail.com- Um beijinho da Ana




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
11.713 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.