Criação do Dia Nacional do Sobrevivente Oncológico

Para: Assembleia da Republica

A condição de sobrevivente oncológico é vivido por milhares de pessoas em Portugal e pela sua família, desde o dia do diagnóstico.
Em vários países do mundo, nomeadamente nos EUA, há um dia em que tal é assinalado, não só para comemorar a vida mas sobretudo para alertar para a problemática muitas vezes vivida por estas pessoas.
A doença pode deixar sequelas, não só físicas (mas também), como mentais, emocionais, laborais, financeiras, sociais. Muitas vezes são vividas no silêncio, pela sensação que existe entre estes de que há uma incompreensão generalizada pela sociedade. Uma vez que terem sobrevivido, só por si, já lhes terá resolvido todos os problemas.
A criação deste dia seria um marco anual para nos relembrar que estas necessidades existem e que há ainda muito que todos podemos fazer para que haja mais e melhor vida para além da sobrevivência.

Esta petição foi criada em 05 Junho 2022