Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Integração do FRAX®, para cálculo de risco de fratura de fragilidade, no sistema de registo médico dos Cuidados de Saúde Primários, Sclínico®

Para: SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE

A osteoporose é uma patologia com alta morbimortalidade e caracteriza-se por uma diminuição da densidade mineral óssea e alterações da qualidade do tecido ósseo, conduzindo a um risco elevado de fratura de fragilidade. Em Portugal, de 2011 a 2013, a prevalência de osteoporose em adultos foi estimada em 10,2% e o número de fraturas de fragilidade tem continuado a aumentar.

Por sua vez, a fratura decorrente de quedas ou traumas ligeiros tem um impacto grande na saúde do doente. A literatura defende que as quedas são mais frequentes em utentes acima de 65 anos de idade e que 5% das quedas pode decorrer em fratura e 1% em fratura da anca. Para além disso, estas apresentam uma taxa significativa de mortalidade no primeiro ano após queda (20 a 30%) e cerca de metade não recupera o nível funcional pré-queda.

No entanto, a osteoporose não é o único fator clínico relevante para o risco de fratura de fragilidade. Em 2018, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia emitiu novas recomendações que preconizam a utilização de uma ferramenta reconhecida internacionalmente (FRAX®) que permite o cálculo do risco de fratura para 10 anos e está validada para a população Portuguesa desde 2013.

No âmbito de uma estudo em pequena escala numa Unidade de Saúde Familiar, observou-se que uma intervenção para promover o cálculo de risco usando o FRAX® não foi suficiente para atingir uma taxa de cálculo de 10% nos adultos acima de 50 anos. As maiores dificuldades apontadas foram a falta de recordatório no decorrer da consulta e dificuldade em aceder à ferramenta online. A sugestão mais apontada foi a integração da ferramenta na plataforma SClínico® e um alerta para a sua utilização.

Assim, para auxiliar o médico de família em fazer o acompanhamento longitudinal do seu utente e a ter uma atitude promotora da saúde, solicita-se que a ferramenta online FRAX®, usada para cálculo de risco de fratura de fragilidade e validade para a população portuguesa, seja incluída no sistema de registo médico dos Cuidados de Saúde Primários (Sclínico®) na forma de recordatório/alerta e como calculadora no separador de ficha individual de saúde.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
39 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.