Petição para salvar a muralha e a guarita do Baluarte do Livramento
Para: Presidente da CML, Ministro do Ambiente, CA do Metropolitano de Lisboa
Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Lisboa
Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa -EP
Exmo. Sr. Ministro do Ambiente e da Acção Climática
À atenção do Senhor Presidente da Assembleia da República
À atenção da Senhora Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa
À atenção dos Senhores Deputados Municipais à AML
À atenção dos Senhores Deputados à Assembleia da República
Nós, Abílio Costa Ribeiro, cartão de cidadão n° 6225394, António Manuel Cara Nova Gomes, cartão de cidadão nº 8561338, Laurinda Basílio Azevedo Santos, cartão de cidadão nº 5337073, Edgar Francisco Dias Valles, cartão de cidadão nº 6156510, Valentino Manuel Francisco Xavier Viegas, cartão de cidadão nº 7083899 e Jose Filipe da Purificação Monteiro, cartão de cidadão nº 6034937, e os abaixo-assinados, tomámos conhecimento que o trabalhos de expansão da Linha Vermelha irão, a concretizar-se o projeto inicial, suprimir e, muito possivelmente, desfigurar uma grande parte da muralha do Baluarte do Livramento e a histórica guarita.
Tem sido noticiado que uma parte da muralha, na área em que o túnel e o viaduto se encontrarem, será amputada, definitivamente, e a outra parte será "desmontada" para, posteriormente, ser reconstruída e reforçada estruturalmente. Mesmo que a evolução tecnológica o permita, quando reconstruída, a muralha sobrevivente das guerras de Restauração, já não será a mesma.
Sucede que o Baluarte do Livramento é uma construção militar edificada no século XVII, constituindo um monumento histórico que, nas guerras da Restauração da lndependência (1640-1668), fazia parte da linha defensiva da cidade de Lisboa. Faz parte da memória colectiva do povo português, em que se alicerça a História de Portugal.
A preservação deste monumento histórico constitui uma obrigação, não menos importante do que sucedeu em outras situações, que levaram os responsáveis políticos e adotar medidas de salvaguarda.
0 exemplo mais conhecido e o das gravuras rupestres do Vale do Côa, mas outros exemplos existem de garantia do património cultural e histórico
Apelamos, por conseguinte, a todos os responsáveis políticos para que o projeto seja revisto, de forma a garantir a preservação integral do Baluarte do Livramento.
A muralha e a guarita do Baluarte do Livramento fazem parte do Património Nacional e da memória colectiva lisboeta e de Portugal pelo que nunca serão demais os esforços para garantir a sua sobrevivência, numa época em que se perdem, cada vez mais, as referências do passado.
Um povo que não respeita o passado perde a sua identidade!
-
Actualização #1 Encerramento
Criado em 21 de julho de 2022
Esta petição já foi entregue aos seus destinatários, e os seus autores ouvidos em sede de Comissão de Cultura da AR. A petição encontra-se encerrada. Muito obrigado!
|
Assinaram a petição
666
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|