Comboio Noturno Lisboa-Porto (Norte)

Para: Exmo. Ministro das Infraestruturas e Habitação; Exmo. Presidente da Cp-Comboios de Portugal

Considerando a cada vez maior procura habitacional nas zonas periféricas (e não só) da Grande Lisboa, bem como o (cada vez maior) crescimento laboral em horários noturnos nesta cidade, urge que se disponibilize uma ligação ferroviária a partir de Lisboa com destino ao Porto (ou qualquer outra cidade mais a Norte) tal como acontece diariamente no sentido inverso (expeto Domingos). Atualmente, o último comboio noturno (Intercidades) a partir de Lisboa-Santa Apolónia (SA) rumo ao Norte efetua-se às 22h00. Depois desta hora só existem ligações urbanas e regionais, sendo que, considerando o período da madrugada, existe apenas um comboio regional com saída às 00h15 (igualmente de Lisboa-SA) e cujo percurso termina no Entroncamento (2h00). Tendo em conta a considerável afluência que os comboios urbanos/regionais noturnos têm diariamente, bem como o referido comboio regional da madrugada, tendo ainda em conta a equivalente (elevada) procura por transportes noturnos noutros meios de transporte, como os autocarros/expressos, com destino às cidades do Centro e Norte do País e tendo também em conta que existe uma ligação diária Porto-Lisboa SA (01h00-5h59) cuja afluência é igualmente bastante considerável, questiona-se o porquê de não existir uma ligação semelhante no sentido inverso e num horário semelhante. Recorde-se que o primeiro comboio Lisboa SA-Porto tem partida às 06h30.

Importante ainda referir que toda esta questão se pode aplicar às viagens Lisboa-Sul-Lisboa.

Pede-se, por isso, que as entidades responsáveis atentem na importância desta questão pois, com toda a certeza, poderão ajudar um número considerável de pessoas no seu quotidiano, bem como possibilitar a descentralização habitacional, que, atualmente é imensamente densa em toda a zona da Grande Lisboa, bem como evitar que muitos automóveis se desloquem para o centro da capital, contribuindo assim para um ambiente mais saudável e para uma mobilidade mais sustentável.

Esta petição foi criada em 16 maio 2022