Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pelo regresso dos bancos de jardim aos jardins da Abilio Lopes do Rego

Para: Presidente da Junta de Freguesia da Estrela; Junta de Freguesia da Estrela; Câmara Municipal de Lisboa

"Por exemplo, um banco de jardim. Sentados nele descansamos, escapamos por momentos do frenesim confuso, abrimo-nos ao silêncio e à contemplação ou simplesmente espreguiçamo-nos ao sol, de olhos fechados, a sentir o odor de um tempo reencontrado. Visto de um banco de jardim, o mundo parece ganhar uma fisionomia diferente. Abraçamos margens esquecidas da vida, escutamos zonas periféricas, mas necessárias, olhamos o colorido de outras vozes. E percebemos que a alegria se aproxima de nós como um folha trazida pelo vento.

Um banco de jardim pode parecer um artefacto completamente dispensável. Contudo, ele representa bem todas essas coisas que nos ajudam a reorganizar não só o visível, mas também o nosso próprio modo de ver. À sua maneira, oferece-se como um teatro para a construção de nós mesmos. Penso, por exemplo, nos bancos de jardim que Van Gogh pintou: alguns parecem uma continuação da natureza, outros parecem um barco ou um tapete voador.
José Tolentino de Mendonça"

Ex.mo Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Estrela,

A Rua Abílio Lopes do Rego e a Av. Infante Santo Santo são servidas por quatro pequenos jardins ensolarados entre os seus prédios.

Tais jardins eram, cada um, servidos por dois bancos de jardim que permitiam que ali se pudesse aproveitar o sol, sentar a ver crianças brincar, conversar ou só mesmo, nas palavras de Tolentino, "abrimo-nos ao silêncio e contemplação".

Enquanto os bancos existiram também existia um aproveitamento diário dos jardins. Pais com crianças pequenas, pessoas de idade que ali se sentavam, grupos de amigos que ali se reuniam.

Acontece que há uns meses, de um dia para o outro, os bancos foram retirados sem qualquer explicação. Primeiro pensou-se que tinham sido levados para serem recuperados, mas até à data não voltaram.

Contactada a JFE foi transmitido que os bancos teriam sido retirados a pedido da população. Não tivemos conhecimento de nenhuma petição nesse sentido e estranhamos sinceramente que sejam postos bancos em ruas só com trânsito, como a rua das Trinas, e retirados de três jardins.

Assim, e porque queremos poder desfrutar dos jardins da nossa freguesia, vimos solicitar a reposição dos bancos que foram retirados.






Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
31 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.