Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Programa de compostagem no concelho de Torres Novas

Para: Câmara Municipal de Torres Novas, Resitejo e outras empresas de tratamento de resíduos

A matéria orgânica despejada em aterros sanitários, por estar num ambiente anaeróbio, sofre processos que libertam metano, um gás 28 a 36 vezes mais prejudicial que o dióxido de carbono, o que não acontece caso esta matéria orgânica seja usada para criar um composto.
A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os microrganismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação da matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil. Este material é depois usado como um fertilizante natural em campos agrícolas. Este método de reciclagem é usado há séculos pelo ser humano, para além de ser algo que acontece naturalmente nos ambientes corretos. A evolução de tecnologias e aumento do consumo a nível mundial levou ao desperdício e uso excessivo de aterros sanitários, inclusive para matérias que podiam ser recicladas ou revalorizadas.
A criação de um programa de compostagem comunitário já comprovou o seu sucesso em várias cidades, como São Paulo, e é uma medida eficaz no combate às alterações climáticas.
Assim, no âmbito do nosso Trabalho Projeto de Biologia, decidimos criar uma petição para que seja organizado um programa de compostagem comunitária no concelho de Torres Novas.
Bruna Godinho, Matilde Varela, Rita Vidigueira
12°B Artur Gonçalves, Torres Novas



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
23 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.