Prolongamento do prazo de licença a maternidade

Para: Assembleia da República

A organização mundial de saúde indica que idealmente as crianças deveriam ser amamentadas exclusivamente até aos 6 meses de vida. Em Portugal só nos é permitido até aos 4 meses ficar com eles em casa e depois voltarmos a trabalhar podemos sim prolongar mas não recebemos a 100%. Queremos que essa lei seja revista e alterada para os 6 meses a receber a 100% , para o melhor acompanhamento e cuidado dos nossos filhos e porque além disso, a maioria das Creches não aceitam crianças com menos de 6 meses. Perante a situação actual, somos obrigadas a trabalhar antes desse período, não tendo com quem os deixar. Pagar a uma Ama é a única solução, mas também um enorme risco, que não queremos correr. Como mães, queremos que nos seja concedido o direito de podermos ficar mais tempo com os nossos filhos, alimentar com calma, pois sim podemos usar a bomba e tirar leite, mas não é a mesma coisa obvio que não, aonde fica o contacto? Aonde fica esse aconchego? Só estamos a pedir mais tempo com nossos filhos tempo de qualidade para uma amamentação tranquila e saudável.

Esta petição foi criada em 13 abril 2022