Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela alteração da designação da “Escola Secundária de Mem-Martins” para “Escola Secundária José Saramago”

Para: Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro

No mês de Novembro de 2021 iniciou-se a comemoração do centenário do nascimento do escritor português e prémio Nobel da Literatura José Saramago. O nosso País encontra-se a celebrar, durante todo este ano, o escritor de uma vasta e singular obra de valor universal, a sua inteligência criadora, esse inventor de um inovador ritmo oral na escrita, que não se limitou a narrar para os que liam, mas para participar ativamente na narração, desenvolvendo a história a todos aqueles que a fazendo não a escrevem. Uma escrita e toda uma obra onde está presente o seu penetrante olhar sensível, crítico e arguto e profundamente humano sobre os “males do mundo”, que dificilmente se encontra noutros autores contemporâneos com a profundidade de análise de José Saramago.
A obra de Saramago versa sobre as mais elevadas causas que resultam da defesa dos valores básicos elementares da Democracia e da Liberdade, tais como: a igualdade de direitos, a generosidade, a fraternidade, a justiça social e a solidariedade humana, que nos impele à obrigação de permanecer sempre atentos a todas as grandes desigualdades, injustiças e discriminações sociais, de forma a combatê-las por um mundo melhor.
Ora, atendendo que a Escola Secundária de Mem-Martins é das poucas no município que não tem atribuído na sua designação o nome de um/a patrono/a e que no sistema escolar português com frequência se opta pela atribuição do nome de um patrono, sendo este uma figura de relevância para a cultura e memória nacionais e de todo o mundo, pois defende, aconselha e direcciona para o progresso, para a ética e para os valores da humanidade; e que cabe ao sistema escolar preservar a memória e a história daqueles cuja vida e obra foi um exemplo para a comunidade local e nacional;
Nós, abaixo-assinados, vimos por este meio pugnar junto da Câmara Municipal de Sintra para, mais uma vez, se associar às comemorações nacionais do centenário do nascimento do escritor José Saramago mas, desta feita, atribuir o nome deste importante vulto da cultura portuguesa à Escola Secundária de Mem-Martins, passando esta a designar-se por “Escola Secundária José Saramago”.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 13 abril 2022
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
4 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.