Petição Pública pelo fim do aterro sanitário Paradela no concelho de Barcelos

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

O objetivo principal é que as pessoas que subscrevem a presente petição façam o encerramento do aterro do Baixo Lima e Vale do Lima, instalado na freguesia de Paradela, no concelho de Barcelos.
Está a deixar em desespero os moradores das freguesias vizinhas da Póvoa de Varzim, algo que se considera essencial para a qualidade de vida de todos os cidadãos e em defesa do meio ambiente.

É eminente o risco para a população deste Concelho da Póvoa de Varzim, em especial para os habitantes de Rates e Laúndos, nomeadamente, no que toca à saúde pública, à sustentabilidade agrícola e consequentemente à sustentabilidade econômica da nossa população.

Presentemente a população do nosso concelho da Póvoa de Varzim está a sofrer com um odor intenso. Diariamente, o cheiro constante que se faz sentir e até provoca dores de cabeça e náuseas ao longo do dia. Também o incómodo que o trabalho noturno traz a quem pretende descansar. Consequência disso, está a originar desconforto das pessoas ali residentes, comprometendo a qualidade do ar exterior.

Para além da poluição atmosférica que se faz sentir, Rates e Laúndos têm sido vítimas da contaminação das suas águas e dos solos, por sequências da infiltração de lixiviados nos lençóis de água e, para agravar ainda mais o cenário, temos moscas, mosquitos e outros bichos que se multiplica naquele mau cheiro dos resíduos e depois entra pelas janelas e portas das casas, contaminando os nossos alimentos, as nossas roupas, os nossos corpos e das nossas crianças. E por último a desvalorização dos imóveis.

Assine por favor a petição para encerrar o aterro sanitário do Baixo Lima e Vale do Lima, que dá um cheiro muito desagradável a Rates e arredores, além das doenças que irá causar futuramente.

Por este meio queremos demonstrar a nossa total discordância com o aterro e exigimos que o mesmo seja encerrado, salvaguardando-se dessa forma a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar de todos os habitantes.

Contamos com a sua ajuda nesse protesto

Esta petição foi criada em 03 Abril 2022