Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Sugestão de inclusão de uma nova disciplina sobre Língua Gestual Portuguesa nas escolas

Para: Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República, Excelentíssimo Senhor Primeiro-Ministro, Excelentíssimos Senhores Deputados, Excelentíssimos Membros de Governo, Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação,

Numa sociedade tão evoluída como a nossa, não podemos desprezar ou deixarmos de nos preocupar com os problemas que enfrentamos no dia a dia. Pode acontecer a algum de nós ter de enfrentar uma situação destas, dai ser importante a sugestão de ser implementada nas escolas portuguesas uma nova disciplina sobre Língua Gestual Portuguesa.

A Língua Gestual Portuguesa foi implementada em Portugal desde 1997, nos termos da alínea h) do n.º 2 do artigo 74.º da Constituição da República Portuguesa. Considera-se fundamental que quem tenha interesse em aprender esta língua possa ter essa possibilidade, porque nem todos os jovens têm uma situação económica que permita tirar este curso/formação.

Ninguém sabe quantos surdos existem em Portugal, embora estejam contabilizadas no nosso país 115 mil pessoas que não falam Língua Gestual Portuguesa, mas que possuem um défice auditivo. Em Portugal, só cerca de 30 mil pessoas surdas é que conseguem comunicar. E se a Constituição defende o acesso e a igualdade de oportunidades, temos de ter esta nova disciplina nas escolas portuguesas para que pessoas com défices auditivos, e os seus familiares e amigos, possam sentir-se iguais aos outros cidadãos em situações comunicacionais.

Pretendemos que esta sugestão seja implementada rapidamente nas escolas portuguesas e que os jovens possam aprender esta língua, se for a sua vontade expressa no ato da matrícula escolar.

Para que esta petição chegue ao Parlamento, precisamos que a assine já, de forma a que esta disciplina seja uma realidade em breve.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
89 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.