Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Acabar com as restrições na escolha das disciplinas opcionais de 12º Ano

Para: Ministério da Educação

Segundo a Direção-Geral da Educação, "o aluno escolhe duas disciplinas anuais de 12.º ano, sendo pelo menos uma obrigatoriamente do conjunto de opções (b)", o qual corresponde a uma lista bastante restrita de opções relacionadas com a área do aluno. Para além do grupo de opções (b), existe também o grupo (c) e ainda o grupo (d), sendo que este último varia consoante a oferta educativa de cada escola.

Quer isto dizer que, dentro um enorme leque de oportunidades, todos os alunos do secundário estão privados de liberdade para escolherem as disciplinas que mais lhes agradam ou que lhes são mais úteis, pois são forçosamente levados a selecionar uma disciplina relacionada com a sua área, mesmo que para eles não tenha interesse nem proveito nenhum.

Tal não faz sentido nem deveria acontecer, principalmente após a inovação recente do próprio Ministério, que abre a possibilidade de os alunos escolherem o seu próprio currículo escolar, sendo até permitido criar novas disciplinas ou agregar as já existentes, no caso da escola em questão cumprir os requisitos necessários.

Pretendemos, portanto, que essa limitação acabe e que os alunos passem a poder usufrir de liberdade para escolherem, sem qualquer limitação, as áreas que pretendem estudar.

Assine esta petição para que se possa reforçar a oportunidade dos alunos escolherem e criarem o seu próprio percurso escolar, académico e, consequentemente, profissional!



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
75 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.